Com atividades voltadas a todos os públicos, o Sesc Thermas de Presidente Prudente oferece ações diversas neste final de semana, como contação de histórias, oficina artística com viés ecológico, palhaçaria e show de pop rock com foco no protagonismo feminino. Todas as ações são abertas.
Hoje, às 15h tem a contação de histórias “O Pequeno Tudo”, com Uirá Mirim. Inspirada na obra de Pedro Bandeira, a narrativa traz a jornada de um pequeno pássaro que, mesmo nascido em um ambiente hostil, luta para transformar a realidade à sua volta. Em meio a preconceitos e adversidades, ele resiste com coragem em busca da própria felicidade.
Ainda neste sábado, às 16h, a música toma conta da Área de Convivência com a apresentação da banda prudentina Trix, formada por Fernanda Lessa (voz e guitarra), Carol Guidio (baixo) e Carol Marques (bateria). Com um repertório dedicado a canções interpretadas por mulheres, o grupo destaca a potência feminina nos palcos, embalando o público ao som de clássicos e sucessos do pop rock.
Fundado em setembro de 2023, o trio formado por mulheres tem como proposta fortalecer a representatividade feminina no cenário musical, ainda predominantemente masculino.
“Estar no palco entre mulheres que se apoiam e se fortalecem é mais do que fazer música, é um ato de resistência e inspiração. Queremos que cada acorde e cada letra ecoem essa força feminina”, afirma Fernanda Lessa, vocalista da banda.
Já no domingo, às 15h, o grupo Uirá Mirim retorna ao Sesc para conduzir a oficina Confecção de Máscaras Ecológicas, no Quiosque. Voltada para crianças e adultos, a vivência proporciona a criação de máscaras personalizadas com materiais reutilizáveis, como papelão, além de tintas naturais feitas com terra, sementes, flores e pigmentos minerais.
Uma forma criativa de se conectar com a natureza e refletir sobre práticas ambientais sustentáveis. Para participar, é necessário retirar senha com 30 minutos de antecedência.
Fechando o final de semana, às 16h, na Área de Convivência, o palhaço Jonzé apresenta o espetáculo “Capitão Jonzé e o Monstro Lixuoso”. Em uma divertida aventura pelos sete mares, o destemido Capitão parte em busca de uma ilha misteriosa a mando do excêntrico Rei Plásticus III. Com muito humor, interação com o público e mensagens sutis sobre consumo e descarte consciente, o artista promete encantar crianças e adultos.
A proposta é sensibilizar crianças e famílias para a importância da preservação ambiental e do combate à poluição dos rios e oceanos. Por meio da linguagem lúdica e acessível do palhaço, a peça estimula reflexões sobre práticas sustentáveis, incentivando atitudes positivas em relação ao meio ambiente.
Nesse contexto, a narrativa surge como uma ferramenta educativa, que une entretenimento e conscientização de forma criativa e divertida. “Queremos que as crianças deem risada, se encantem com a história e, ao final, levem consigo uma mensagem: cada um pode - e deve - fazer a sua parte para cuidar da natureza”, destaca o artista.
Mariane Oliveira
Banda Trix destaca a potência feminina nos palcos, embalando o público ao som de clássicos e sucessos do pop rock
Ana Ferreira
Vivência proporciona a criação de máscaras personalizadas com materiais reutilizáveis
Marcel Sachetti
Palhaço Jonzé apresenta o espetáculo “Capitão Jonzé e o Monstro Lixuoso”, neste domingo