Bárbara Vilches em SP

Toninho Moré

COLUNA - Toninho Moré

Data 07/05/2021
Horário 03:39

A prefeita de Presidente Venceslau, Bárbara Vilches, esteve em São Paulo na quarta-feira (5), no lançamento do Programa Novas Estradas Vicinais do governo do Estado de São Paulo. Foi acompanhada do vereador Bruno Dassie, seu colega do Partido Verde.

AS TRÊS PREFEITAS
As três prefeitas do extremo oeste de São Paulo estiveram na capital nesta quarta-feira, Cássia Furlan, de Presidente Epitácio, Rute Almeida, de Caiuá, e Bárbara Vilches, de Presidente Venceslau. Todas interessadas na liberação das obras de recapeamento da vicinal da Aymoré, que liga Presidente Venceslau à vicinal Hélio Gomes, em Presidente Epitácio. 

VICINAL AYMORÉ
Entre as estradas que foram entregues pelo governo do Estado de São Paulo estão, finalmente, as obras de recuperação de 28 quilômetros da vicinal da Aymoré, que sai de Presidente Venceslau e corta também os municípios de Caiuá e Presidente Epitácio. É um ponto de escoamento agrícola de assentamentos e passagem importante ligando a região à Alta Paulista e aos pontos de turismo nas margens do Rio Paraná. 

ESTRADA DETERIORADA
Essa estrada foi um dos assuntos mais comentados nos últimos oito anos na região. O ex-governador Geraldo Alckmin fez várias promessas de que iria recuperá-la, mas não cumpriu, por isso existem muitos “pais da criança”, políticos que passaram pelo poder e fizeram o pedido ao governo.

DEPUTADOS DO PARTIDO VERDE
A prefeita Bárbara Vilches e o vereador Bruno Dassie, de Presidente Venceslau, fizeram importantes contatos com lideranças, secretários e estiveram também com os deputados federal Enrico Mizazi e estadual Reinaldo Alguz, que são do Partido Verde, ao qual eles pertencem. 

BRAGATO SEMPRE PRESENTE
Atuante no trabalho político para o oeste do Estado, o deputado Mauro Bragato esteve presente e informou que o governo do Estado de São Paulo liberou R$ 15,8 milhões para a recuperação de 28 quilômetros da estrada da Aymoré. Também se reuniu com as três prefeitas e recebeu vários pedidos para contatos junto ao governador.

DORIA E RODRIGO GARCIA
O evento contou com a participação do governador João Doria, do vice-governador Rodrigo Garcia e dos secretários estaduais de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, da Casa Civil, Cauê Macris, de Turismo, Vinicius Lummertz, e de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto.

OSCILAÇÃO NO PREÇO 
Quem está construindo vive um drama com relação ao preço dos materiais de construção. Os custos estão oscilando em curto espaço de tempo, fazendo que incertezas tomem conta do setor. “É preciso fechar o negócio rápido, porque em poucos dias tudo pode mudar”, disse um senhor que constrói em Presidente Venceslau. 

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
Muitos dizem que a falta de matéria-prima nas indústrias tem sido um problema para o setor, que vem se mostrando aquecido desde os primeiros meses da pandemia. Em Presidente Venceslau são muitas construções de residências que estão sendo feitas nos loteamentos lançados nestes últimos anos. 

PROBLEMA CONTINUA 
Na coluna de hoje comentamos bastante sobre vicinais e sobre o lançamento do Programa Novas Estradas Vicinais do governo do Estado. Não ouvimos falar de como ficará a situação da vicinal que sai do antigo Kaiowa em direção à também antiga Decasa. A estrada foi interrompida há cerca de cinco anos por uma chuva, que arrancou o aterro antes da ponte do Rio Santo Anastácio e, desde então, nunca recebeu manutenção. 

LOCAL É PERIGOSO
Por várias vezes, motoristas que se perdem ao sair da Rodovia Raposo Tavares (SP-270) em direção ao Estado do Paraná, tomaram esta via e caíram na água. Houve até morte. Já foram feitos diversos pedidos ao governo e há divergências entre o Estado e uma concessionária regional, de quem, na verdade, é a responsável por sua manutenção.

NOVO ENDEREÇO 
O Blog do Toninho agora está localizado na Rua Prudente de Moraes, 365, em Presidente Venceslau. A mudança de local foi feita neste final de semana. O novo prédio é mais amplo e ainda deve passar pela implantação de uma nova decoração.

Publicidade

Veja também