Basquete 3x3 agita fim de semana do Sesc PP

FESTIVAL Grupos de três jogadores podem se inscrever e participar das 9h30 às 18h de hoje; Batalha de B-Boys ocorrerá ao mesmo tempo na unidade

Esportes - ANDRÉ ESTEVES

Data 26/02/2017
Horário 08:17


O Sesc Thermas de Presidente Prudente promove hoje, das 9h30 às 18h, o segundo dia do Festival de Basquete 3x3. De acordo com monitor de Esportes da unidade, Gabriel Damasco, este é um dos eventos de encerramento do Sesc Verão, que está em andamento há cerca de dois meses.

Na manhã de ontem, a competição colocou em quadra os times sub-17, enquanto, durante a tarde, foi a vez dos adultos jogarem a modalidade. O presidente da ANB3 (Associação Nacional de Basquete 3x3), Vinicius Cardoso, aponta que, embora seja uma disciplina popular e bastante conhecida como basquete de rua ou streetball, o 3x3 ainda é pouco difundido, portanto, o propósito do festival é fomentar as regras e as práticas do mesmo.

Jornal O Imparcial Basquete 3x3 é disputado em meia quadra e dura 10 minutos

Segundo Vinicius, a modalidade é formalizada pela Fiba (Federação Internacional de Basquetebol) desde 2010, quando publicou as regras oficiais. "Hoje, o principal objetivo da Fiba é levar o 3x3 para os jogos olímpicos, o que a federação já dá como certo", expõe. O presidente denota que, apesar de ser muito semelhante ao basquete convencional, determinados pontos distinguem o 3x3 do esporte tradicional. Ele cita, por exemplo, que o jogo ocorre em meia quadra, as equipes devem ser compostas por quatro jogadores, sendo três em quadra e um reserva, e o tempo regular da disputa é de 10 minutos ou quando o primeiro time marcar 21 pontos.

Paulo Henrique Botes Ribas é professor da modalidade no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) de Santo Anastácio e trouxe uma equipe de 12 jovens ao Sesc para participar do festival. Deste total, três são do sexo feminino. O educador comenta que o 3x3 está em ascensão nas quadras e ganhando força em competições e eventos esportivos. "Nossos adolescentes treinam a modalidade e vieram empolgados e preparados para se divertirem e representarem nossa cidade".

 

De forma simultânea

A Batalha dos B-Boys também é uma ação do Sesc Verão que acompanha o Festival do Basquete 3x3. O produtor cultural e mediador da batalha, Leonardo Ferreira, ressalta que, ainda hoje, os interessados podem comparecer ao Sesc e se inscreverem para a disputa de rimas. Desafios de dança de rua, com movimentos improvisados e breakdance também serão desenvolvidos.

Durante o dia de ontem, os grupos artísticos Ruas de Fogo, Base, Cia, Work Represent e Urbanus fizeram apresentações durante os intervalos dos jogos do 3x3 para garantir o entretenimento de quem estava presente. Gabriel Damasceno afirma que, em ambas as ações, os grupos receberão medalhas, tendo em vista que o objetivo do Sesc é reconhecer todos por sua participação.

 
Publicidade

Veja também