Basquete de PP investe nas categorias de Base

Feliz com a conquista do Campeonato Paulista de Basquete Sub-16, em novembro deste ano, Tênis Clube/Criarte/Semepp vai para 2017 com foco no sub-13

Esportes - THIAGO MORELLO

Data 23/12/2016
Horário 08:36


"É um trabalho de dedicação, paciência e união, efetuado não hoje, não agora, mas sim a longo prazo". É desta forma que José Alves da Silva Junior, Negativo, técnico do time de basquete masculino de Presidente Prudente Tênis Clube/Criarte/Semepp, define o desempenho que a equipe vem desenvolvendo. Campeões do Campeonato Paulista de Basquete Sub-16, deste ano, o título inédito abriu porta para os garotos da base e revelou talentos. Para 2017, o clube promete grupos fortes, com investimento nas categorias sub-13, sub-14 e sub-15.

Jornal O Imparcial Time prudentino conquistou de forma inédita o Paulista de Basquete Sub-16 em novembro

Quarteto de Sucesso. O desempenho dos jovens Lucas Pereira, Luan Leite e Maicon Douglas de Souza, todos pivôs, além do armador Adler Ribeiro, garantiram não só a conquista do Paulista Sub-16 em novembro, mas também o passaporte dos quatro para o Esporte Clube Pinheiros. De acordo com Negativo, a campanha da equipe, como um todo, foi "impressionante". "Nós conseguimos fazer ótimos jogos e isso trouxe destaque para os nossos garotos. É bom ver que eles têm a possibilidade de crescer. E não para por aí, pois além deles, outros jogadores conseguiram vagas em demais times", afirma.

E não para mesmo. Recentemente, o jovem Eduardo Marcolino, 16 anos, acertou sua ida para o Sesi de Franca (SP). Já os laterais Pedro Paulo de Souza Segala e Alex Silva, e também o pivô Rodrigo Prachedes, todos com 16 anos, assinaram a contratação para o time de basquete masculino de Limeira (SP). Para o técnico, isso é sinal de reconhecimento. "Nós ficamos felizes, pois são todos garotos que foram formados na nossa base. Ver que eles estão conseguindo um espaço notório faz a gente entender que o nosso trabalho tem sido efetuado de forma correta, formando não só jogadores, mas também cidadãos", comemora.

A vitória do título inédito e a ascensão dos jogadores, segundo Negativo, serviram como exemplo para as categorias menores. Prova disso, é o foco para o ano de 2017. Segundo o treinador, a próxima temporada conta com um grupo forte nas bases do sub-13, sub-14 e sub-15. "Estamos com um grupo forte e motivado. Nossos 50 garotos, divididos nas três categorias, estão estimulados e empenhados a chegar nas finais do campeonato. A gente tem uma aposta maior no sub-13. É um grupo que apresenta um bom posicionamento nos treinos. Vamos investir", completa.

Sobre a temporada de 2016, o técnico finaliza que o clube ficou satisfeito com a campanha, que vai refletir no empenho das próximas. "É muito importante a gente destacar que não temos jogadores contratados. Nossos times são formados pelos meninos da base, diferente dos demais clubes. Em 2015, nós conseguimos o terceiro lugar no Campeonato Paulista, o que motivou a ir atrás da vitória neste ano. E foi o que aconteceu. Treinamos nos feriados e finais de semana, tudo para conseguir os melhores resultados. No ano que vem não será diferente, pois nossos meninos estão com a cabeça focada para o título", diz.

Com pausa para descanso, os jogadores estão no período de férias e voltam às atividades em fevereiro. As três categorias, já em março, iniciarão as disputas pelas ligas e interligas estaduais. Vencendo os jogos, as equipes chegam às finais do Campeonato Estadual, em São Paulo.

 
Publicidade

Veja também