Bate-papo com Arthur Vinicius Marcelo, especialista em Fisiologia e Metabolismo do Exercício

Mânia Pires

COLUNA - Mânia Pires

Data 28/10/2022
Horário 07:28
Arthur Vinicius Marcelo é casado com a jornalista Kawanny Barros, pais de duas meninas, Ana de 3 anos e Sara de 10 meses
Arthur Vinicius Marcelo é casado com a jornalista Kawanny Barros, pais de duas meninas, Ana de 3 anos e Sara de 10 meses

Educador Físico, 40 anos, credenciado pelo Cref 071.097-G/SP, fisioterapeuta credenciado pelo Crefito: 327.332-F. Especialista em Fisiologia e Metabolismo do Exercício, há 18 anos atuando na área. Arthur é casado com a jornalista Kawanny Barros, pais de duas meninas, Ana de 3 anos e Sara de 10 meses.

O emagrecimento só ocorre com a prática de exercícios aeróbicos?
O emagrecimento ocorre a partir do momento que o paciente entende que ele precisa mudar e se reprogramar, agregando em sua rotina de vida uma programação alimentar, uma hidratação adequada, rotina de treinamento diário e personalizado e, claro, ao descanso necessário, após todo processo no dia a dia.

O que é realmente considerado exercício físico? 
Qualquer atividade que aumente sua performance e, consequentemente, a correção dos parâmetros de saúde e proporciona recreação. Simplesmente digo que exercício é vida e vida em abundância.

Quanto tempo devemos praticar por semana para ter benefícios?
Segundo a OMS [Organização Mundial da Saúde], acumular de 150 a 300 minutos por semana de já é o suficiente para melhorar os parâmetros hemodinâmicos de cada paciente, de acordo com a necessidade de cada um. Particularmente procuro oferecer aos meus pacientes e induzi-los à prática de 45 a 60 minutos por dia.

Afinal, podemos aumentar a nossa imunidade com atividade física?
Claro, através dos exercícios, nosso corpo é estimulado a produzir e controlar os níveis hormonais e um desses protagonistas é um hormônio chamado irisina, liberado pelo tecido muscular durante a prática de exercícios, que protege os rins de danos provocados pelas diabetes. É um hormônio cuja liberação está relacionada à contração da fibra muscular. Dessa maneira, é capaz de exercer sua ação em diversos receptores em diferentes áreas do corpo. Por exemplo, a saúde mental, comportamento motor, saúde articular, resposta imunológica e mais. Essa substância favorece a conversão de tecido adiposo [responsável por armazenar gordura e regular a temperatura do corpo] branco em bege e marrom. Este fenômeno contribui com o aumento do termo gênese e do gasto calórico diário, auxiliando na perda de peso e controle da obesidade.

O que significa o Protocolo AVM 7.0?
AVM são as siglas do meu nome Arthur Vinícius Marcelo e 7.0 significa 70 dias para emagrecer de dez a 40 quilos, um protocolo que desenvolvi ao longo dos 22 anos de experiência na área de treinamento personalizado.

Por que algumas pessoas treinam perna e braço em dias diferentes e algumas fazem no mesmo dia?
Quando falamos de treinamento individualizado, devemos pensar como um todo, segmentar os membros a serem trabalhados, as cadeias de movimentos a serem utilizadas em cada dia, tudo isso deve ser considerado para um objetivo final que beneficie o paciente. Particularmente gosto muito de trabalhar membros inferiores e superiores no mesmo dia, principalmente quando busco o emagrecimento dos pacientes. Porém, os objetivos a serem traçados é que determinam como se deve treinar no dia a dia.

Como aliviar as dores pós-atividade física?
Consideramos essas dores como mialgia, que é gerada após o esforço físico, gerando o acúmulo do ácido lático pós-exercícios, e o engraçado que essas dores e o próprio ácido lático são informações importantes que significam o início do processo de ganho de massa muscular bem como o aumento da resistência. Porém, é necessário se atentar ao nível de dor e quais as limitações geradas em nosso corpo, pois podem ser também devido a lesões mais agudas como estiramento muscular.

A faculdade de fisioterapia surgiu em que momento na sua vida?
[Lágrimas escorreram]. Essa pergunta me emociona de fato. Trabalhei 20 anos da minha vida no Presidente Prudente Futebol Clube, lá atuei de acordo com a necessidade do clube, muitas vezes usava o meu conhecimento devido a sempre gostar de estudar a área da fisioterapia, tratando atletas com lesões leves. Em 2016, o saudoso doutor Roque Nanci Grosso [um pai que a vida me deu] disse pra mim: ‘Arthur vai fazer Fisioterapia, você tem o jeito da profissão e isso vai agregar sua vida’. Eu disse: ‘Mas Roque, não vou ter condições’. Ele disse: ‘Eu vou lá pedir uma bolsa pra você e, se eles não derem, eu pago a metade do curso pra você’. Assim como ele já havia feito, quando eu fiz Educação Física, devido ao conhecimento na Universidade do Oeste Paulista [Unoeste], o Roque conseguiu 15% de bolsa pra mim. Aí em conversa com minha esposa Kawanny Barros, ela decidiu pagar a outra metade do valor da mensalidade do curso como incentivo, aí só me restou estudar cinco anos [risos]. 

Quais as diferenças entre personal trainer e fisioterapeuta?
São muitas, porém uma profissão completa a outra e eu [risos] Graças a Deus sou completo, tenho as duas. A vida de educador físico aliado à minha profissão de treinador me proporcionou muito o lado da competição, superação e motivação pra conquistar vitórias e alcançar objetivos. Já o lado da fisioterapia me proporcionou o conhecimento clínico, o olhar terapêutico e muito mais conhecimento teórico.

Por que o personal trainer e o fisioterapeuta são complementares?
Como falei, um precisa ter um pouco do outro, embora muitas funções são segmentadas e diferentes, porém, o conhecimento que ambos buscam é e deve ser usado clinicamente diante das pessoas que necessitam .

O fisioterapeuta pode ser um personal trainer?
Não, o personal prescreve exercícios de alta performace, já o fisioterapeuta prescreve exercícios terapêuticos. O fisioterapeuta promove o relaxamento muscular através da terapia manual, o personal através do alongamento de volta à calma. Fisioterapeuta trabalha em clínicas, hospitais, já o personal no campo, na quadra, em academias, embora muitas atividade são relativamente iguais,  deve-se respeitar a singularidade de cada profissão.

Quais as vantagens de ser fisioterapeuta e personal trainer?
Muitas e muitas [risos], uma das mais engraçadas é poder atender em duas versões, eu denomino “edufisio”. Isso proporciona muitas situações, muitos pacientes me contratam justamente por isso, pois eu desenvolvo as duas profissões, sendo que um dia sou o treinador e no outro o terapeuta, um dia faço exercícios e no outro faço massagem, além do conhecimento teórico que fica muito mais abrangente e me capacita desenvolver tudo com mais clareza e profissionalismo.


A aluna e paciente, Bianca Amaral, em 63 dias perdeu 15 kg


A aluna e paciente, Carol Manfrim, perdeu 10 kg em 60 dias

 


 

Publicidade

Veja também