Benção de Veículos Antigos

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 01/08/2023
Horário 04:14
Foto: Divulgação
Cartaz do 5º Encontro do Veículos Antigo de Santo Expedito
Cartaz do 5º Encontro do Veículos Antigo de Santo Expedito

Ocorre no dia 6 de agosto o 5º Encontro do Veículos Antigo de Santo Expedito, que será realizado na Praça da Matriz. Carros de todas as marcas e modelos estarão no município para participar do evento e da bênção. Terá início às 8h30 com café da manhã a todos os expositores. Às 10h será celebrada missa com bênção especial a todos os participantes. Às 12h será servido almoço com cardápio especial.   

ENCONTRO
Segundo os organizadores, o encontro de veículos antigos, máquinas conservadas de décadas passadas, chamou a atenção de vários participantes que trouxeram veículos conservados ou mesmo adaptados que possuem altos valores estimativos. Para este ano, espera-se que um número ainda maior possa estar presente na grande festa do Santuário de Santo Expedito.

SANTUÁRIO
Na verdade, o bispo diocesano de Presidente Prudente, dom Benedito Gonçalves dos Santos, elevou a paróquia de Santo Expedito na região central da cidade à categoria de santuário. Nesta situação, estaria livre para a celebração de missa diária, ou que se faça um atendimento constante dos fiéis e romeiros que visitarem o local.

MILAGRE
Depoimento de um casal de Maringá (PR) dá conta de que ambos viviam em atrito e discórdia. Seus familiares procuravam dar conselhos, mas de nada adiantava. Concordaram numa separação para que cada um seguisse o seu caminho, porém, a mãe de Maria Lúcia, a esposa, esteve uma vez em Santo Expedito participando de uma missa num dia 19 e pediu de todo o coração que o santo das causas urgentes pudesse intervir, servindo como intercessor junto ao Pai Criador. Na semana seguinte do pedido de Maria Lúcia, ela convidou o casal para um jantar em sua casa e, antes da refeição, fez uma oração para os participantes, e declarou que realmente havia feito esse pedido, como uma graça se alcançada traria muita alegria e paz ao casal.

E ASSIM...
Durante o jantar nada foi dito entre o casal, e para a mãe de Maria Lúcia, havia troca de olhares com piedade entre os dois, como se pudesse surgir um arrependimento e o início de um novo diálogo. Terminado o jantar, os dois saíram de carro para uma volta na cidade e, no retorno, trouxeram um pote de sorvete, que serviu como moeda de agradecimento, pois havia uma promessa do casal de que iriam tentar uma nova vida a dois. Alegaram que ambos se perdoaram e já no quarto mês está tudo uma maravilha e ambos pertencem agora a um grupo que todas as semanas rezam o terço em homenagem a Santo Expedito. A mãe de Maria Lúcia salientou que no próximo mês todos estarão participando da missa mensal, no santuário.

TESTEMUNHO
A devota Christiane Grof declarou na rede seu testemunho. “É com muita alegria que venho testemunhar que Santo Expedito sempre me atendeu em todos meus pedidos. São muitos milagres, por isso, é difícil contar todos. Mas, ele intercedeu junto a Jesus, resolvendo rapidamente para minha alegria. Peçam com fé a Santo Expedito e ele vos ajudará. Obrigada, querido Santo Expedito!”.

NOVENA
Maria de Souza, de Presidente Venceslau, nos pede orientações para que possa ser rezada pelo menos o início da novena de Santo Expedito:

NOVENA A SANTO EXPEDITO
Santo Expedito é conhecido como o santo das causas urgentes. Santo Expedito está segurando uma cruz em que está inscrito “Hodie” (Hoje), enquanto ele está pisando em um corvo, no qual está gritando “Cras” (Amanhã). Essas palavras nos ensinam a não duvidar nem por um momento da grande misericórdia de Deus e não adiar para amanhã a oração devota e confiante. Precisamos chamar sempre o Senhor como nosso advogado, ao lado da Santíssima Virgem.

ORAÇÕES INICIAIS
Ato de Contrição – Meu Pai e Meu Senhor Jesus Cristo, caridade sem fim, eu sinceramente me arrependo dos meus pecados. Concedei-me, portanto, o perdão dos meus pecados e a graça que peço pelos méritos das dores de Sua Mãe amorosa e pelas virtudes de Seu mártir Santo Expedito.

ORAÇÃO A SANTO EXPEDITO
Oh, Santo Expedito, meu protetor! Eu coloco a minha esperança no fato de que minhas petições podem ser concedidas se forem para o meu próprio bem. Por favor, pede ao Senhor, por intercessão da Virgem Santíssima, o perdão dos meus pecados e a graça de mudar a minha vida, particularmente a graça: (mencionar aqui a graça particular desejada). Eu prometo seguir Seus exemplos e propagar esta devoção.

ORAÇÃO FINAL
Rezar três Pai-Nossos em honra à Santíssima Trindade. Lembre-se, graciosa Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que qualquer um que se refugiou sob Vossa proteção, implorou a Vossa ajuda e procurou Vossa intercessão foi deixado desamparado. Inspirado por essa confiança, eu recorro a Vós, Virgem das virgens, minha Mãe. Para Vós eu venho, diante de Vós estou, pecador e triste. Mãe do Verbo Encarnado, não desprezeis as minhas palavras, mas graciosamente ouvi-me e atendei a minha oração. Amém.
 
MISSA

As missas celebradas todos os domingos para os romeiros está contando com presenças, além da população, de vários devotos turistas que se fazem presentes todos os domingos na cidade.

PLANTIO DE ÁRVORES
Um projeto foi implantado em Santo Expedito, mais especificamente na área do santuário. Trata-se do plantio de 30 mudas de árvores da espécie pau-brasil, assumido pelo grupo de caminhada Com Fé eu Vou, e clube de motociclistas Kaldeirão, de Presidente Prudente, acompanhado por Ademartsu, de Santo Expedito, uma pessoa que assumiu várias ações quando dos eventos realizados na cidade.

MILAGRE II
O jovem José Miguel, de Presidente Prudente, acredita ter recebido um milagre por intercessão de Santo Expedito. No início da pandemia, com o sonho de progredir na vida, havia concluído o curso de informática, mas esperava que fosse fácil ingressar no mercado de trabalho. Sentiu as dificuldades de início, mas nunca perdeu a fé. Por várias vezes esteve na cidade quando, nas missas dos dias 19, sempre pedia uma proteção de Santo Expedito para que o ajudasse no envio de seus pedidos até Deus. Quando da realização da motorromaria, esteve assistindo o grande espetáculo de fé dos motociclistas e reforçou ainda mais os seus pedidos, pois assegurou que nunca perdeu a fé no santo das causas urgentes. Na missa, disse ter sentido a presença de alguém no seu lado direito, quando da comunhão. Ao voltar para casa, 10 dias depois rezando para Santo Expedito, recebeu a resposta de um currículo enviado para uma empresa em São Paulo. Vai trabalhar por um mês presencial e depois home office.

PROMESSA
Prometeu que quando estiver trabalhando em sua casa depois de um mês estará presente todos os domingos em visita ao Santuário, em agradecimento pela intercessão de Santo Expedito junto a Deus.

FÉ EM TROVAS
Peça a Santo Expedito
Seu pedido em oração
Saiba que ele lhe atenderá
Por seu Santo Coração.
                                                   (José Costa)
Fotos: Cedidas

Missa dominical

Plantio de árvores

Publicidade

Veja também