BENE, GRAZIE!

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 04/09/2021
Horário 04:11

Na condição de descendente de italianos, o deputado estadual Mauro Bragato (PSDB) entrou com o pedido de cidadania junto ao Consulado Geral da Itália em São Paulo. Concluído o trâmite legal, aí restou o Bene, Grazie!; ou seja: bem, obrigado!

SENTIDO HONRADO
Agora, o deputado, que está na Assembleia Legislativa desde 1978, possui dupla cidadania. É cidadão ítalo-brasileiro e diz ser uma honra ter o reconhecimento como cidadão brasileiro e italiano. É agora também um cidadão europeu.

ELEIÇÕES DE 1982
Nesta semana, o Plantão fez citações das eleições de 1982, sendo que o ex-secretário municipal de Cultura, Fábio Nougueira, envolvido em várias campanhas eleitorais, enviou o resultado das eleições municipais daquele ano, com os votos para prefeito. 

MAIS VOTADOS
O mais votado foi Virgílio Tiezzi Júnior (PMDB), com 21.298 votos, o que representou 36,3% dos votos válidos. Portanto, eleito prefeito. O segundo mais votado foi Agripino de Oliveira Lima Filho (PTB), com 15.964 votos, ou seja: 27,28%.

MESMO PARTIDO
O PDS teve três candidatos, com Osmar de Jesus Dicolla sendo o terceiro na votação geral, com 8.507 votos (14,53%); Antonino Leite de Oliveira o quarto, com 4.119 votos (7,04%); e Agenor Elias da Silva o sétimo, com 195 votos (0,33%).

OITO CANDIDATOS
O PMDB teve outro candidato: Altamir Mateus da Silva, quarto colocado, com 1.570 votos (2,68%). Pelo PT concorreu Wilson Rodrigues de Oliveira e ficou em sexto, com 806 votos (1,38%). O oitavo foi Epitácio de Abreu Sodré (PDT), com 38 votos (0,06%).

VOTO VINCULADO
Foram eleições de governador, senador, deputados estadual e federal, prefeitos e vereadores. Com o voto vinculado, Franco Montoro se elegeu governador com mais de 5,2 milhões de votos (94,04%), puxando os candidatos do PMDB.

REDE DE ENSINO
Aprovado pela Câmara Municipal de Prudente, projeto do vereador Tiago Oliveira (PTB) dispõe sobre medidas de combate e prevenção à depressão e ao suicídio nas escolas da rede municipal de ensino do município de Presidente Prudente.

INICIATIVA DE 2015
É levada em conta a campanha Setembro Amarelo, criada em 2015 para conscientizar sobre a prevenção ao suicídio; pelo CCV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria). 

AMBIENTE ESCOLAR
O entendimento da proposição da lei é que cabe ao poder público implementar políticas eficientes e que a escola desempenha papel importante na prevenção ao suicídio, pois sinais de sofrimento podem ser detectados no ambiente escolar. 

ATENÇÃO AOS SINAIS
Tiago sugere a formação de professores e demais profissionais para oferecer ao aluno atenção especial, carinhosa e acolhedora, dando prioridade aos que dão sinais de tristeza, isolamento e até mesmo a própria depressão. 

NOVA CLASSIFICAÇÃO
Por iniciativa do prefeito Ed Thomas (PSB), com a devida aprovação da Câmara Municipal, passa a ser avenida a estrada Domingos Ferreira de Medeiros, entre as avenidas Aurelino Alves Coutinho e Comendador Alberto Bonfiglioli. 

Veja também