Bernardes convoca ALL para limpeza e capinação dos trilhos

Em tempos de alarme sobre estas doenças, precisamos que a cidade esteja limpa, com erradicação de criadouros. O mato alto esconde muita coisa

REGIÃO - Victor Rodrigues

Data 19/02/2016
Horário 12:17
A Prefeitura de Presidente Bernardes convocou a Rumo ALL (América Latina Logística), concessionária responsável peal estrada de ferro que passa por toda a região, para providenciar a limpeza, capinação e conservação de áreas de sua propriedade ao longo dos trilhos que atravessam a cidade. O edital de convocação foi publicado nesta semana por este diário, e o documento estabelece o prazo de 20 dias para que o serviço seja executado. "Caso não se manifeste, o serviço será feito pelo Departamento de Meio Ambiente, e os gastos serão enviados em uma fatura para que sejam pagos. Se não pagarem, o valor entra como dívida ativa e posteriormente o município entrará com uma execução fiscal", explica o fiscal de conduta e postura da Prefeitura, Alcides de Jesus Breschi Liria.

Segundo o fiscal, o pedido foi feito para reforçar a limpeza da cidade e acabar com eventuais focos e criadouros de mosquitos vetores de doenças, principalmente o Aedes aegypti, que transmite a dengue, o vírus zika e a chikungunya, além do mosquito-palha, responsável pela leishmaniose, e animais peçonhentos. "Em tempos de alarme sobre estas doenças, precisamos que a cidade esteja limpa, com erradicação de criadouros. O mato alto esconde muita coisa", comenta.

Segundo Alcides, a linha do trem percorre cerca de quatro quilômetros da cidade e a empresa que tem a concessão do trecho é obrigada, por lei, a fazer a manutenção de 15 metros ao redor dos trilhos, "o que não tem sido feito", acrescenta.

Prudente


A Prefeitura de Presidente Prudente também deverá entrar com uma ação para fazer a mesma cobrança à ALL na próxima semana. De acordo com a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), a administração municipal também já autuou a empresa por este motivo.

ALL


Procurada pela reportagem, a Rumo ALL informa que "realiza periodicamente a limpeza e a roçada em sua faixa de domínio". Segundo expõe, atualmente, trabalhos dessa natureza estão sendo realizados na região central de Presidente Prudente, seguindo um cronograma pré-estabelecido. "A companhia também atua ativamente para eliminar possíveis focos de proliferação de mosquitos. O entulho à margem da ferrovia é jogado pela própria população, e a empresa pede a colaboração da comunidade para que isso não ocorra", aponta. "A área de relações governamentais da concessionária já entrou em contato com a Prefeitura para agendar uma reunião de trabalho", comunica a Assessoria de Imprensa da empresa.
Publicidade

Veja também