Biblioteca da Unesp arrecada livros para unidades prisionais

Campanha, que segue até o dia 31 deste mês, tem como objetivos incentivar a leitura e combater a desigualdade dentro dos presídios paulistas

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 18/03/2023
Horário 08:40
Foto: Roberto Mancuzo
Qualquer pessoa da comunidade, acadêmica ou não, pode doar livros que serão entregues depois nas penitenciárias
Qualquer pessoa da comunidade, acadêmica ou não, pode doar livros que serão entregues depois nas penitenciárias

A Biblioteca da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista) de Presidente Prudente está com uma campanha de arrecadação de livros que depois serão destinados às bibliotecas das unidades prisionais do Estado de São Paulo. 
O projeto é feito em parceria com a ABCD (Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais) da USP (Universidade de São Paulo), a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e com a Funap (Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel). Os objetivos são buscar o incentivo à leitura e erradicar a desigualdade social.
Qualquer pessoa pode doar livros para a campanha, que termina no dia 31 de março. Com exceção de apostilas, relatórios, livros didáticos e enciclopédias são aceitos livros de qualquer temática. As únicas condições é que devem estar em bom estado e também sem rasura.
Após o prazo de coleta, haverá uma análise logística de distribuição, dependendo da quantidade de livros doados e este trabalho ficará a cargo da Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel. No caso de serem poucas obras recebidas, as bibliotecas as entregarão para uma determinada unidade prisional escolhida pelos organizadores.

Objetivos

A campanha é fruto da Agenda 2023 da ONU (Organização das Nações Unidas), que tem como um dos objetivos tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis, sendo válido durante todo o mês de março, em homenagem ao Mês do Bibliotecário. 
Segundo Alessandra Kuba, supervisora da Seção de Aquisição e Tratamento da Informação (STATI) da Biblioteca da FCT/Unesp, a campanha possui diversos benefícios. “Além de ter a redução de pena a cada obra lida, tem também o aspecto da importância da leitura, direito que todo mundo tem que ter acesso, mas que infelizmente não é a realidade, principalmente no Brasil. Então é uma oportunidade enorme para a população carcerária”. 

SERVIÇO
Qualquer pessoa da comunidade prudentina ou da região poderá realizar a doação dos livros e para isso basta se dirigir até a Biblioteca da FCT/Unesp, que fica à Rua Roberto Simonsen, 305, Vila Santa Helena, em Presidente Prudente.



 
 

Publicidade

Veja também