Big Band leva música instrumental e jazz à escola

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 04/11/2015
Horário 07:16
 

O combo Venceslau Jazz Band realizou uma apresentação - concerto didático - na Escola Isabel de Campos, em Presidente Venceslau, na última semana. A ação, realizada pelo Instituto Map² Petevá "Mais Arte Para o Meu País – Pequeno Teatro de Vanguarda", faz parte do projeto Big Band.

A ideia, que teve início em agosto de 2015, com a formação Jéfinho Batera (bateria), Kadú Galli (baixo elétrico), Neto (guitarra), Fernando Testa (trombone), Lucas (trompete), Cláudio Vanalli (saxofone), Christiano (saxofone), e Nicolas (saxofone), trouxe uma possibilidade de realizar uma vivência artística calcada na vivência musical e na possibilidade de convidar os músicos/público ao encontro, à celebração e à troca, contribuindo, ainda, para o aprimoramento profissional.

O objetivo é levar a música instrumental brasileira e jazz a cidades do interior paulista, afastadas do centro de produção cultural do Estado.

A escolha pelas apresentações em formato de concerto didático é para que a mesma não aconteça apenas como demonstração de meras habilidades técnico-instrumentais, mas como um meio para a formação de público, buscando que a inserção da música na comunidade atendida se efetive por meio das experiências de ver, ouvir e dialogar, proporcionando, durante este breve espaço de tempo, o direito à cultura e ao que ela produz.

Durante a apresentação, os músicos Jéfinho Batera e Fernando Testa explicaram ao público como o combo funciona, os instrumentos que integram a formação, o nome das músicas tocadas, seus compositores e alguns fatos curiosos.

O concerto teve 45 minutos de duração. O repertório prestigiou clássicos da música instrumental como "The Dicken", de Jaco Pastorius; "Isto aqui o que é", de Ary Barroso; "Theme from Peter Gun", de Henri Mancini, entre outros.
Publicidade

Veja também