Boas-vindas 

Sindico Sincero - Luciano Carreira

COLUNA - LUCIANO CARREIRA

Data 24/01/2021
Horário 05:35

Estamos em período de eleições condominiais, e por isso nossa coluna hoje dá as boas-vindas aos novos síndicos eleitos em toda a região. Por muitas vezes um síndico cai de paraquedas na função, seja por vontade, impulso ou necessidade. Independente do motivo, convido você para fazer uma reflexão sobre o ser ou estar síndico nos dias atuais. Esse exercício se faz necessário tendo em vista o momento de transformação e adequações que estamos vivendo, seja na área social, ou na área estrutural. É comum, que nas primeiras assembleias do ano, se apresente a previsão orçamentária juntamente com a eleição do novo síndico, causando um certo entrave na nova gestão, que é cumprir uma previsão que não foi feita ou elaborada por você.
Sendo assim, se existe a intenção de se candidatar à síndico, mantenha contato com o administrador que vai deixar o cargo para acompanhar esse trâmite. Se você recebeu uma previsão, e em conjunto com sua diretoria acordar que necessita de alterações, convoque uma nova assembleia, caso contrário, terá que cumprir o que foi determinado, ou dar esclarecimentos do porquê não o fez.
Saber das necessidades do residencial, vai ajudar muito na hora de elaborar o plano de ação. Decifrar o Estatuto e a Convenção interna é o início da jornada, pois saber o que se pode e o que se deve norteiam todo o curso da nova diretoria. Ciente disso, verificar o cronograma das manutenções preventivas e necessárias e se colocar a par das necessidades imediatas e indispensáveis. Todo residencial tem seus problemas crônicos, mas não é por isso que você deixará de dar atenção a ele. Estar atento a novas ideias, estudar, participar de workshop, palestras e afins podem fomentar uma saída para algum problema que antes poderia ser impossível de resolver. 
Inovações estão aparecendo e sendo implantadas, facilidades e motivos para que cada vez menos os moradores saiam de dentro do condomínio, gerando mais ocorrências e necessitando de mais cuidados e atenção dos síndicos. Proporcionar agilidade nos processos, deixar público itens da convenção interna, disponibilidade de agendamentos por aplicativos, comunicação direta com a administração por chat, portaria informatizada, uso por períodos alternados e limitados dos espaços, fazem parte do início de uma boa gestão, além de agilizar processos, reduzem o custo operacional. 
Sendo assim, resta agora se familiarizar com a equipe, criar os cronogramas de execução de serviços, e mãos à obra! Quanto a ser síndico ou estar síndico vai depender de quanto você se entrega ao ofício. Faça com amor e dedicação que a governança condominial fará parte de sua vida pelo prazo em que ficar neste cargo. Lembre-se sempre que o modo com que você administra o condomínio irá ditar a harmonia no convívio dos condôminos. Seja bem-vindo a bordo! #sindicosincero.

Publicidade

Veja também