Bolo de Casca de Banana

Delícias & Delícias

COLUNA - Delícias & Delícias

Data 28/08/2019
Horário 04:47
Com simples ingredientes e rápido preparo, tenha em mãos um delicioso bolo de casca de banana
Com simples ingredientes e rápido preparo, tenha em mãos um delicioso bolo de casca de banana

Ingredientes da massa: 3 ovos, 1 xícara (chá) de suco de laranja, ½ xícara (chá) de óleo, 1 xícara (chá) de açúcar, gotas de baunilha, 1 xícara (chá) de cascas de banana, 2 xícaras (chá) de farinha de trigo, canela em pó, 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Preparo: bata no liquidificador: ovos, suco, óleo, açúcar, baunilha e as cascas de banana. Numa tigela, coloque a farinha e a canela. Despeje a massa do liquidificador. Mexa bem e acrescente o fermento. Leve para assar em forma de anel untada e enfarinhada.

Para a cobertura: ½ xícara (chá) de açúcar, ½ xícara (chá) de água, 2 bananas nanica picadas em rodelas. Derreta o açúcar em fogo baio e acrescente a água. Adicione as bananas em rodelas e deixe a calda apurar um pouco. Quando esfriar, coloque no bolo e sirva.

 

Nada de desperdício

Alguns resíduos alimentares garantem receitas originais.

A vantagem de usar cascas, por exemplo, é que elas geralmente são ricas em fibras, substâncias que auxiliam na redução do colesterol, proporcionam saciedade e ainda previnem alguns tipos de câncer.

As folhas são abastecidas de vitaminas e minerais.

A ideia é oferecer alternativas de uso de alguns alimentos. Só é preciso higienizá-los bem.

 

Café da manhã no pote

Sem a primeira refeição do dia, a gente fica sem pique para malhar, trabalhar e exagera nas calorias ao longo do dia. Se você não consegue reservar um tempinho para comer antes de sair de casa, deixe um lanche pronto na véspera e de preferência numa lancheira térmica.

Uma sugestão é um café da manhã prático à base de aveia. Em um vidro com tampa, o cereal é intercalado com outros ingredientes (iogurte, castanhas e frutas) e armazenado na geladeira até o dia seguinte. Rende uma refeição completa, fácil de transportar e gostosa, especialmente porque a aveia fica hidratada e macia.

 

Nutrição

Desintoxique-se

Conhecendo o valor de frutas e legumes

Sucos com frutas, legumes, verduras e grãos ajudam a fazer uma “faxina” no organismo depois de alguns excessos, mas precisam se tornar um hábito.

Depois de um período de festas, viagens em que frituras, refrigerantes, alimentos enlatados e industrializados fizeram parte da dieta, chegou a hora de readequar os hábitos. Sucos compostos por frutas, legumes e verduras são refrescantes, saborosos e poderosos aliados da saúde.

A combinação de vegetais e frutas é excelente porque os primeiros têm fibras e compostos bioativos e as frutas contêm fibras solúveis e polifenóis. O correto é integrá-los à alimentação diária.

Outra recomendação é que os sucos sejam preparados na hora em que serão consumidos para evitar perda de vitaminas, principalmente da C e do complexo B, mais sensíveis.

As verduras de folhas escuras são as mais ricas em nutrientes (vitaminas e minerais), daí a relevância da escarola, do agrião, do brócolis e da couve. O repolho também contém substâncias antioxidantes.

Legumes e frutas amarelo-alaranjados, como cenoura, mamão e manga, são fonte de betacaroteno, pigmento antioxidante, e se transforma em vitamina A no organismo.

Frutas vermelhas como goiaba, melancia, morango, entre outras, são ricas em outro pigmento antioxidante, o licopeno.

As cítricas (limão, lima, laranja), as roxas (mirtilo, uva, ameixa) são também ricas em flavonóides e compostos fenólicos antioxidantes.

 

Mix do bem

Combinações de frutas, verduras e legumes que resultam em saborosos sucos:

  • 1 copo de suco de laranja +  ½ tomate + ½ cenoura
  • 1 folha de alface + 1 ramo de salsinha + ½ cenoura + 1 fatia de abacaxi
  • ½ maracujá + 1/3 cenoura + 1/3 de tomate
  • 1 fatia média de mamão + 2 tomates
  • Suco de lima + melancia + folhas de capim cidreira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também