Bolo do centenário de PP é concluído com sucesso

Alunos de Gastronomia finalizaram 100 metros de doce, para servir 10 mil pessoas, em alusão ao aniversário da cidade

PRUDENTE - IVE CAROLINE

Data 15/09/2017
Horário 12:44
José Reis, Alunos de Gastronomia finalizaram bolo de 2 toneladas para comemoração do centenário
José Reis, Alunos de Gastronomia finalizaram bolo de 2 toneladas para comemoração do centenário

E a meta foi alcançada! As duas toneladas de bolo, com 100 metros de comprimento, foram concluídas com sucesso para adoçarem o dia de cerca de 10 mil pessoas que compareceram ao IBC Centro de Eventos (antigo Instituto Brasileiro de Café), na tarde de ontem. O elemento principal das festas de aniversário trouxe ainda mais significado à comemoração dos 100 anos de Presidente Prudente e contou com a dedicação de cerca de 80 alunos voluntários do curso de Gastronomia da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) em todo o processo de produção, sendo 35 presentes durante a distribuição.

O desafio não foi fácil e exigiu muita dedicação dos docentes, como conta o coordenador do curso, Ulisses Dias. Segundo ele, a produção das massas do bolo teve início na segunda-feira e se estendeu até o dia seguinte. No próximo passo, 24 horas antes da festividade realizada ontem, o recheio de creme com doce de leite foi adicionado nas 350 formas de bolo que, posteriormente, foram unificadas e formaram os 100 metros de muito sabor.

O orgulho de ter finalizado tamanho feito é descrito pelo coordenador. “Além do motivo pelo qual trabalhamos tanto, que é o centenário, e o valor que ele representa, é também muito gratificante ver a dedicação dos alunos e a forma como eles abraçaram esta causa. Nosso curso ainda é novo na cidade e, sem dúvidas, este foi o trabalho mais incrível que já fizemos”, conta.

À frente da turma de docentes, como responsável pelas orientações quanto a receitas e dúvidas, estava o professor Carlos Henrique Mancuzo, que definiu o trabalho dos futuros chefs como organizado, caprichado e harmonioso, além de ressaltar os bons frutos colhidos por eles, como profissionais, após participarem do desafio.

“Na gastronomia, nós temos processos que devem ser seguidos. Não é só chegar e cozinhar. Primeiramente, devemos planejar cada detalhe, como tamanho da assadeira e quantidade de ingredientes, para depois darmos início à produção. O bolo foi feito para 10 mil pessoas e a nossa motivação se multiplicou pelo mesmo valor quando realizamos este trabalho”, ressalta.

A cerimônia de distribuição do bolo comemorativo do centenário da cidade, que ocorreu às 15h, não pode ser acompanhada pela reportagem por conta do horário de fechamento do jornal no feriado de ontem.

Publicidade

Veja também