Bombeiros dão dicas de segurança doméstica a idosos da Vila da Fraternidade

Palestra compõe o conjunto de ações educativas da campanha “Operação Melhor Idade Mais Segura

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 10/02/2022
Horário 20:28
Foto: O Imparcial
Palestra educativa com dicas de segurança doméstica para idosos da Vila da Fraternidade ocorreu nesta quinta 
Palestra educativa com dicas de segurança doméstica para idosos da Vila da Fraternidade ocorreu nesta quinta 

O Corpo de Bombeiros realizou, na manhã desta quinta-feira, uma palestra educativa com dicas de segurança doméstica para os idosos da Vila da Fraternidade, em Presidente Prudente. O evento compõe o conjunto de atividades da campanha “Operação Melhor Idade Mais Segura”, realizada neste mês em todo Estado de São Paulo, que visa conscientizar o público acima de 60 anos sobre os riscos de acidentes domésticos.
Segundo levantamento da corporação, ao longo de 2021, 59,21% dos atendimentos de emergência clínica e de auxílio à pessoa com dificuldade de locomoção no país foram realizados no Estado de São Paulo. De acordo com a cabo PM Ana Lucia do Nascimento Santos, responsável pela seção de educação pública do 14º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Presidente Prudente, a conversa com o público da melhor idade tem a intenção de informá-los sobre a alta incidência de ocorrências de acidentes domésticos e, consequentemente, orientá-los a ter mais segurança dentro de casa. 

Trabalho preventivo

“O trabalho de prevenção do Corpo de Bombeiros visa à diminuição de ocorrências, em alguns casos com mortes, entre este público que, às vezes, fica mais vulnerável. Muitos estão sozinhos em casa. Então, este trabalho é mais para orientação, já que as quedas em ambiente domiciliar são uma das principais causas de morte entre idosos”, ressalva Ana Lucia.  
Além das dicas passadas, de como remediar quedas durante o banho ou em piso escorregadio, acidentes com eletrodomésticos e fogão e o cuidado ao lidar com animais peçonhentos, os bombeiros Ana Lucia do Nascimento Santos e Helder Hiroshi Santos Shiguematsu entregaram uma cartilha de orientação básica de segurança doméstica para os idosos da casa de repouso durante a palestra. 
A assistente social da Vila da Fraternidade, Diana Camila Alexandre, frisou que o evento se soma ao trabalho desenvolvido pela entidade no sentido de potencializar a independência dos idosos para desenvolverem suas tarefas cotidianas com maior autonomia. 

Publicidade

Veja também