Bombeiros de Prudente ganham novo espaço para treinamentos

Piscina de salto, localizada no Complexo Aquático do Centro Olímpico, foi reinaugurada ontem, com demonstrações de atletas medalhistas da Semepp

Esportes - DA REDAÇÃO

Data 24/07/2020
Horário 06:45
André Guerra - Produtora Guerra Filmes - Durante a execução do Hino Nacional, bandeira foi hasteada pelos bombeiros emergindo da piscina de salto Foto: André Guerra - Produtora Guerra Filmes - Durante a execução do Hino Nacional, bandeira foi hasteada pelos bombeiros emergindo da piscina de salto

A partir desta sexta-feira, os soldados do 14º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Presidente Prudente terão um novo local para treinos. Trata-se do Centro de Treinamento de Salvamento Aquático e Mergulho Cabo PM Aparecido Salgueiro, no Complexo Aquático do Centro Olímpico. O espaço foi entregue ontem à corporação, pelo prefeito Nelson Roberto Bugalho (PSDB).
No início da reinauguração, durante a execução do Hino Nacional, a bandeira foi hasteada pelos bombeiros emergindo da piscina de salto. Já os atletas medalhistas da Semepp (Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente), Bruno Hosokawa de Oliveira, João Victor Zanetti Martins e Camila Yunna Kanegaki encerraram a cerimônia com demonstração de salto.
O secretário de Esportes, Claudinei Quirino, lembrou que o local era alvo de críticas e acumulava muita sujeira. “Inúmeras vezes tivemos de descer para limpar a piscina. Hoje, é um prazer entregar o Centro de Treinamento e Salvamento”.

"Local servirá à população"

Durante o ato, o representante do 14º GB, o comandante do primeiro Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, capitão PM Leandro de Aguiar Corradi, ressaltou que o GB de Prudente sempre foi alvo de elogios pela potência aquática, em treinamento e equipe preparada. “O Comando do Bombeiro está ciente do espaço e colocou como possibilidade de treinamento de outras tropas, como Araçatuba, Marília, Bauru, Rio Preto, pois não temos outro centro qualificado neste nível”, avaliou.
Corradi afirmou ainda que sem investimentos e treinamentos, não existe bombeiro. “Um centro de treinamento deste é de fundamental importância, pois o bombeiro precisa estar preparado para atender uma ocorrência aquática. Se verificarmos o valor aplicado frente ao benefício proporcionado, não tem comparação, porque servirá diretamente à população”.
Na oportunidade, estiveram presentes os familiares do homenageado, a viúva Maria de Fátima Prado Salgueiro, os filhos Aparecido Salgueiro Filho, Gilmara e Giulia de Oliveira Salgueiro, Paulo Sérgio Salgueiro, e a neta Gabriela Salgueiro. “Só temos a agradecer a Prefeitura e ao Corpo de Bombeiros pela linda homenagem. Estamos orgulhosos, pois sabemos que será um local de treinamento aos bombeiros que, indiretamente, beneficiará a população”, salientou Giulia.
Em nome da população, o presidente da Câmara, Demerson Dias (PSB), agradeceu ao Corpo de Bombeiros pelos serviços prestados. “A corporação é um orgulho, pois salva muitas vidas. No momento mais difícil, eles chegam para atender a população. Ficamos orgulhosos quando o prefeito encaminhou à Câmara o currículo do homenageado. Deu sua vida para salvar várias vidas, merece ter seu nome nesta obra”.
Bugalho comentou que é muito prazeroso retornar ao Centro Olímpico com condições de entregar uma obra à população de muita importância. “Quando decidimos reformar, o espaço estava abandonando há muito tempo. Usamos recursos do Febom [Fundo Municipal dos Bombeiros] e agora, além da corporação, será utilizado também pelos atletas da Semepp”.
Sobre a homenagem, o chefe do Executivo revelou que foi a própria corporação quem escolheu o nome do espaço. “Não há nada mais bonito que os colegas terem escolhido, o que demonstra que a homenagem é merecida. Agora, o soldado Aparecido Salgueiro terá o nome gravado para sempre na história do esporte e do Corpo de Bombeiros”, concluiu.
 
 

Saiba Mais

O homenageado, cabo PM Aparecido Salgueiro, é filho de Manoel Salgueiro Netto e Júlia Alves Pereira. Entrou para graduação da corporação em 3 de março de 1993, sendo classificado, após conclusão de curso no 14º GB, em 23 de outubro do mesmo ano. Ao longo da trajetória, acumulou inúmeros elogios, tendo destaque pelo seu excelente desenvolvimento em meio aquático. Dedicado, Aparecido Salgueiro realizou cinco cursos, sendo eles: Instrutor de Mergulho e Salvamento Aquático; Curso de Mergulho; Técnico em Emergências Médicas; Estágio de Atualização em Emergências Médicas; e Condução de Viatura em Situação de Emergência. Em 2002, recebeu a primeira Láurea de Mérito Pessoal, em 5º grau, e, em 2011, a segunda Láurea, em 4º grau. O soldado trabalhou até o momento de sua aposentadoria, em 2013, e em 2015 faleceu por causas naturais.
 

Veja também