Bombeiros recebem treinamento em Venceslau

REGIÃO - Bruno Saia

Data 26/05/2016
Horário 08:21
O Corpo de Bombeiros de Presidente Venceslau realizou na manhã de ontem um treinamento de rapel, com todos os integrantes da corporação no município. Já no dia anterior, os bombeiros de Presidente Prudente iniciaram o curso de primeiros-socorros para cuidadoras em saúde das residências terapêuticas da gestão compartilhada do Ciop (Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista) e da Secretaria Municipal de Saúde.

Em Venceslau, o treinamento foi realizado com o objetivo de aprimorar as técnicas de salvamento em altura, pois, apesar de adquirirem essas técnicas em suas formações, esse tipo de atividade constante aprimora os trabalhos e capacita cada vez mais os bombeiros.

Jornal O Imparcial Em PP, cuidadoras participaram de curso de primeiros-socorros

"São várias ocorrências de salvamento em altura atendidas na região, principalmente com profissionais da área da construção civil. É considerado trabalho em altura toda atividade realizada acima de dois metros, logo os cuidados com ancoragem, locomoção, equipamentos de proteção obrigatória, são indispensáveis para garantir a segurança do trabalhador", ressalta o órgão, por meio de nota.

Alunos da rede pública da cidade e moradores da região acompanharam as atividades e também aproveitaram para receber algumas noções de segurança no local.

 

Curso em PP

O curso de primeiros-socorros iniciado na terça-feira terá duração de 40 horas aula e está sendo realizado por cerca de 40 profissionais da área de saúde que atuam em Prudente. De acordo com o 1º Subgrupamento de Bombeiros do 14º GB (Grupamento de Bombeiros), responsável pelas atividades, a grade curricular inclui aulas de atendimento pré-hospitalar básico, incluindo biossegurança, anatomia básica, avaliação de vítimas, técnicas de contenção de hemorragias, reanimação cardiopulmonar, desobstrução das vias aéreas por corpos estranhos, além de queimaduras, traumas e emergências clínicas.

Os alunos também acompanham uma apresentação do Same (Serviço de Atendimento Móvel de Emergência), com o seu coordenador, o enfermeiro Marco Aurélio. O curso é realizado de segunda a sexta-feira, das 19h15 às 22h30.
Publicidade

Veja também