O atleta prudentino, Brenno Alcará, 18 anos, vem mantendo uma rotina de treinos bem intensa. Com a recente mudança de academia, Brenno diz que chega a fazer cinco treinos por dia. “Minha rotina está bem puxada, tem dias que faço cinco treinos por dia, mais a preparação física. Na Academia onde treino - Academia Spartan Jiu-Jitsu - incluí judô e a modalidade nogi sem kimono. Ainda quero incluir mais modalidade como wrestling e aprofundar o nogi, mas estou feliz com a rotina, isso me faz sentir que estou no caminho certo”.
Brenno ressalta que a mudança de academia foi em busca de mais treinos. “Tenho total gratidão a minha antiga academia [Almeida]. Minha mudança foi em busca de mais treinos. Eu estou treinando em duas academias - na M4 do Márcio Mendes - onde faço alguns treinos pelo menos uma vez na semana. Treino muito na que eu estou - a Spartan - faço mais de 20 treinos semanais. E a mudança foi um ciclo importante, acredito que colocar mais treinos, tanto técnicos, quanto duros, vai ser bom para aprimorar meu jiu-jitsu cada vez mais. Fico muito grato pelo apoio deles”.
Brenno conta com o apoio do preparador físico, Leonardo Barboza, com a parte de musculação e performance para jiu-jitsu e ainda tem a orientação do nutricionista, Allisson Barcellos, que faz o acompanhamento da alimentação diária do Brenno e também pré-campeonato.
O sensei de Brenno, Bruno Oliveira, da Academia Spartan Jiu-Jitsu, ressalta que “o intuito da academia é levar o jiu-jitsu de qualidade para o maior número de pessoas possível, focando muito na filosofia da arte marcial, além de apresentar um ensino técnico com metodologia e didática muito bem elaboradas”.
Toda essa intensidade nos treinos não é pra menos. Brenno tem pela frente algumas competições importantes, como o Circuito Interior, neste domingo, em Bauru (SP), pelo CIJJ (Circuito Interior de Jiu-Jitsu). No dia 17 de outubro, Brenno participa do Campeonato Paulista em Barueri (SP), pela FPJJ (Federação Paulista de Jiu-Jitsu). Já no dia 22 de novembro, tem o GP Ranking, em Itu (SP), pela FPJJ. Em 28 de novembro, ele compete no Sul-Americano, também em Barueri pela CBJJ (Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu) e, no dia 30 de novembro, no Mundial Esportivo, em São Paulo, pela CBJJE (Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo).
“Para esses próximos meses, as principais competições são o Sul-Americano, onde peguei bronze no ano passado após minha cirurgia no joelho, o Mundial e o Paulista, onde estou no ranking da minha categoria - faixa roxa adulto categoria meio pesado (88,3 kg) entre outros campeonatos no interior que, por incentivo do meu sensei, voltei a participar. Inclusive tive em Araçatuba na semana passada, onde peguei medalha de ouro na categoria nogi e prata no meu peso sem kimono”.
Brenno, assim como muitos atletas, enfrenta o desafio do patrocínio. “De longe, sem dúvida o maior desafio é a parte financeira. Por mais que eu tenho pessoas que ajudam em inscrições e para ir aos campeonatos, ainda é uma parte que pega muito. Os custos são muito altos e às vezes não conseguimos ir nas competições por isso”.
Mas Brenno não desanima e tem boas expectativas para este último trimestre. “Estou treinando muito para os campeonatos. O foco é seguir sempre o plano e respeitar o processo, para que eu possa chegar no meu objetivo”.
E o objetivo de Brenno é chegar ao mais alto nível do jiu-jitsu. “Quero estar entre os grandes do cenário competitivo. Tenho muito a trabalhar ainda, mas de tijolo em tijolo, vou solidificando a minha estrutura e construindo minha carreira”.
Cedidas
Brenno com o sensei Bruno Oliveira, da Academia Spartan de Jiu-Jitsu
Atleta tem acompanhamento nutricional
Brenno conquistou ouro em Araçatuba