Bruno Lins e Giovana Santos ficam de fora do Mundial de Atletismo

CBAt divulgou nesta semana a lista com 34 atletas que representarão o país na competição, em Londres

Esportes - PAULO TAROCO

Data 28/07/2017
Horário 12:51
Arquivo, Velocista segue em fase de recuperação que durará cerca de 4 semanas
Arquivo, Velocista segue em fase de recuperação que durará cerca de 4 semanas

Não foi dessa vez! O atletismo de Presidente Prudente ficou fora da lista dos convocados da CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo). A entidade divulgou nesta semana a lista com 34 atletas, 20 na categoria masculina e 14 na feminina, para representar o Brasil no Campeonato Mundial Adulto de Atletismo, marcado para ocorrer entre 4 e 13 de agosto, no Estádio Olímpico Rainha Elizabeth, em Londres, na Inglaterra. Mas, as expectativas que envolviam a convocação dos velocistas prudentinos, Bruno Lins Tenório de Barros e Giovana Rosália dos Santos, foram frustradas.

A ausência de Bruno Lins foi motivada por um contexto caracterizado por uma verdadeira corrida, dentro e fora das pistas, nas busca pelos índices exigidos, mas, principalmente, contra as lesões que acometeram o velocista desde o final do ano passado, que fizeram com que ele desse início ao cronograma da temporada com cerca de três meses de atraso, em janeiro de 2017. O atraso foi justificado por um acidente doméstico, durante uma confraternização em família no ano passado, onde o atleta foi ferido próximo ao fígado, pelo guidão de uma bicicleta.

Já recuperado do susto inicial, Bruno Lins começou os treinamentos e deu início também à busca pelos índices exigidos para a vaga a Londres. Entretanto, o velocista sentiu uma dor na parte posterior da coxa direita, durante uma das etapas nacionais em São Paulo (SP), no início de junho. A dor o acompanhou também durante as provas do Campeonato Sul-Americano de Atletismo, disputado na sequência, em Assunção, no Paraguai, que também serviu como classificatória a Londres.

Mesmo com dores, o atleta fez a última tentativa pelos índices no começo deste mês, em um torneio realizado em Madrid, na Espanha. Mas novamente a lesão atrapalhou o prudentino nas provas dos 100 e 200 metros. Bruno Lins também conheceu a eliminação juntamente com a equipe do revezamento 4x100 metros, outra especialidade do atleta. Mais uma vez as lesões dele e dos demais atletas da equipe atrapalharam o desempenho do país na tentativa de obter os índices durante o Mundial de Revezamentos, nas Bahamas, em abril, e nas provas de Assunção.

O técnico do velocista, Jayme Netto Júnior, destaca que o tempo de recuperação dele, em relação às dores sentidas ainda na etapa brasileira, “foi muito curto”. Fato que teria comprometido sua busca pela vaga em Londres. “Ainda no Paraguai, eu percebi que o problema seria grande e poderia comprometer a busca pela vaga. Mas o Bruno ainda tentou. Agora é seguir em frente, recuperar totalmente e voltar aos treinos”, comenta.

 

Futuro

A previsão de Bruno Lins retornar às pista é de aproximadamente quatro semanas. O velocista prudentino, que tem 30 anos de idade, iniciará “a transição para os 400 metros”, como revela o treinador. Mudança que visa as próximas competições, sobretudo a vaga para os Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, no Japão.

Assim como seu treinador, o atleta também se disse chateado com a ausência, mas o sentimento não chega a abalar seu ânimo para a sequência da carreira. “Fiquei chateado sim, mas acredito que Deus me reserva algo bom. Acredito no meu potencial, pois sei quanto me cuido. Ainda tenho muito a oferecer como atleta. Trabalharei por essa vaga a Tóquio e, lá, pretendo representar muito bem o Brasil”, afirma.

 

Ainda é cedo

Como Bruno Lins, a velocista prudentina Giovana Rosália dos Santos, 17 anos, também viveu a expectativa da convocação, principalmente após obter o bronze na prova dos 400 metros, e o ouro com a equipe brasileira do revezamento 4x400 metros, no Mundial de Atletismo Sub-18, neste mês, no Quênia. Com o desempenho no país africano, a atleta subiu para o sexto lugar do ranking feminino adulto dos 400 metros, mesmo sendo da categoria sub-18, fato que fez crescer as chances de a prudentina ser convocada ao menos entre as reservas da equipe adulta de revezamento.

Entretanto, o treinador Inaldo Sena conta que a ausência não significa diretamente “nenhuma perda muito grande para a atleta”, que está “focada nas competições das categorias sub-20 e sub-18”, como explica o técnico. A equipe de base do atletismo de Prudente segue em preparação às finais do Campeonato Paulista sub-20, marcadas para agosto, bem como para a etapa regional do Campeonato Estadual Escolar, também no próximo mês.

Publicidade

Veja também