Bugalho avalia mil dias de mandato como prefeito

“A cidade que temos hoje é, conforme números já comprovados, uma das melhores do Brasil no seu porte, tem um ótimo IDH, é ótima para se investir e os resultados são sempre favoráveis"

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 28/09/2019
Horário 08:55
José Reis - Entre inovações à cidade, Bugalho cita a distribuição de biometano para reduzir o custo de produção das indústrias
José Reis - Entre inovações à cidade, Bugalho cita a distribuição de biometano para reduzir o custo de produção das indústrias

Comemorando mil dias de gestão, hoje, o chefe do Executivo prudentino, Nelson Roberto Bugalho (PTB), comenta para a reportagem sobre quais foram as maiores conquistas do seu mandato, os desafios econômicos enfrentados pelo município e os planos de desenvolvimento para os próximos meses. “A cidade que temos hoje é, conforme números já comprovados, uma das melhores do Brasil no seu porte, tem um ótimo IDH [Índice de Desenvolvimento Humano], é ótima para se investir e os resultados são sempre favoráveis neste sentido. Ostentamos índices significativos, mas é claro que, como todas as outras, estamos sofrendo com essa prolongada crise econômica, que está judiando dos municípios”.

O prefeito acrescenta que Prudente continua avançando como uma cidade limpa; evoluindo nos indicadores socioeconômicos; sendo destaque na lista das 100 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil em 2019, ocupando o 31º lugar no Ranking Connected Smart Cities.

Na educação, Bugalho cita a Fundação Inova Prudente, e, dentro de suas instalações, o primeiro Coworking Municipal do Brasil, estimulando a economia inovadora no município; e a Inova Kids, que atende 2,5 mil alunos por semana. Na pasta, exemplifica ainda o georreferenciamento dos alunos, zerando a demanda por filas em creches. No segmento da saúde, o prefeito apresenta como uma conquista a Nova Farmácia Central e a UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) da zona norte, que atualmente realiza 10 mil atendimentos por mês. “Nesse período, conseguimos manter todos os programas que já eram desenvolvidos no município e ampliamos alguns”.

Desenvolvimento

A centenária Prudente atualmente chama a atenção por seus segmentos, entre eles, o desenvolvimento que fomenta, segundo o prefeito, eventos e projetos. Um deles, a Batatec (Feira Tecnológica da Batata-doce), um programa da Prefeitura com apoio dos produtores que desenvolvem a cadeia produtiva da batata-doce, e é considerada a segunda região maior produtora do tubérculo no país. “Não queremos ser apenas a maior produtora de batata-doce do Estado ou do país, queremos que a indústria esteja presente em Prudente e região”, pontua o prefeito.

Quanto o assunto é indústria, o chefe do Executivo cita o Prodepp (Programa de Desenvolvimento Econômico de Presidente Prudente), uma lei que favorece a industrialização no município que, por sua vez, terá a partir de janeiro de 2021, um sistema de distribuição de biometano. “Trazendo o biometano para Prudente, o custo de produção da indústria será bastante reduzido. Então, isso pode fortalecer as unidades que já atuam aqui no município, além de atrair outras”.

Na gestão, ainda está prevista, segundo Bugalho, a reforma do shopping popular, a construção do “Atende Prudente”, que está em análise final de eventuais recursos e funcionará como um “Poupatempo Municipal”, que facilitará a vida dos munícipes. “Hoje, ao invés dele percorrer várias secretarias, ele vai ter um único lugar com atendimento rápido e eficiente”. A Prefeitura pretende entregar até o fim deste ano o Centro de Iniciação ao Esporte, no Residencial Cremonezi; uma creche do Parque Alexandrina; e o retorno das obras das duas unidades escolares do João Domingos Netto. 

Publicidade

Veja também