Business School

OPINIÃO - Érika Mayumi Kato Cruz

Data 28/05/2020
Horário 04:45

Diante de um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, organizações procuram o enfrentamento de desafios e adaptações constantes. Esta é a realidade do cenário atual, em que profissionais precisam desenvolver competências e habilidades fundamentais que contribuam para o seu sucesso e da empresa em que atua.

Assim, escrever uma trajetória acadêmica e profissional diferenciada consiste no sonho de muitos líderes que atuam ou pretendem atuar neste novo mercado. Dentre as diversas opções existentes, uma tem se destacado e representa um olhar importante para o futuro: a escola de negócio ou business school.

Consiste em uma instituição de ensino direcionada para área de negócios, incluindo graduação, pós-graduação e programas executivos. Trata-se de um modelo de educação que integra ao máximo ensino, pesquisa e, principalmente, extensão – por meio de unidades, como laboratórios, centros de pesquisa, escritórios e empresas juniores.

Contribui para a formação de líderes empresariais, dotados de criatividade, inovação e olhar sistêmico frente à realidade em que se inserem. Em uma business school, o estudante caminha dentre as diversas áreas de conhecimento e a proximidade com a prática organizacional é um aspecto importante.

A conexão com o mundo permite ao aluno business conhecer novas culturas e realidades, tornando-o mais completo

A educação executiva oferecida por esse tipo de escola tem o objetivo de atender as demandas da comunidade empresarial, trazendo as empresas para dentro do ambiente acadêmico.

Em geral, uma escola de negócios procura sempre bases curriculares e formação de excelência, alinhadas às necessidades não apenas do mercado nacional, mas também internacional. A conexão com o mundo permite ao aluno business conhecer novas culturas e realidades, tornando-o mais completo e globalizado, com a possibilidade de obter dupla diplomação e ganhar ainda mais destaque no mercado de trabalho.

O modelo business de educação está muito presente nos grandes centros, nacionais e internacionais, mas a tendência é que caminhe para o interior dos Estados, quebrando barreiras e favorecendo o fortalecimento das organizações locais.

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também