Caça aos escorpiões

GRAZIELA FERNANDES

Atenção constante do Decen de Pirapozinho para evitar acidentes

COLUNA - GRAZIELA FERNANDES

Data 06/08/2022
Horário 06:00
Foto: Assessoria de Imprensa

A coluna teve acesso às imagens das capturas noturnas de escorpiões na cidade de Pirapozinho. Segundo o Decen (Departamento de Controle de Endemias) da cidade, esta é uma ação realizada periodicamente com o objetivo de diminuir a população desse animal em pontos estratégicos da cidade onde a incidência é mais frequente.
O coordenador do Decen, André Martins, destaca que “existem pontos em Pirapozinho, em que as ocorrências são maiores, então é necessária uma atenção constante desta ação do Decen”.
O escorpião é um artrópode que se adaptou ao ambiente urbano, onde encontra alimento, abrigo e poucos predadores naturais. Não existem inseticidas ou qualquer veneno aprovado pelo Ministério da Saúde que o elimine efetivamente. 


Sobre a captura noturna
O escorpião tem hábitos noturnos, ou seja, durante a noite costuma sair de onde se abriga para se alimentar. “Por isso, a captura noturna é a forma mais adequada de encontrar o animal e manter o controle. Vale ressaltar que os agentes de combate a endemias realizam essa tarefa com proteção e perícia adequadas à área em que atuam”, informou o coordenador.

Assessoria de Imprensa

Escorpião capturado na ação noturna; luz azul ajuda a localizar os animais nos esconderijos


Prevenção 
Manter quintais limpos, sem entulhos, materiais de construção não utilizados, folhas, cascas e galhos de árvores, recicláveis, lixo, entre outros materiais que gerem um ambiente úmido, escuro e que atraiam presas do escorpião, ideal para proliferação do animal peçonhento.
Em caso de aparecimento de escorpiões nas residências, é importante informar ao Departamento de Controle de Endemias para que seja investigada a área e seu entorno, para eliminar possíveis focos.
Em caso de acidente, a vítima deve ser levada imediatamente a uma unidade de saúde de Pirapozinho.


Emprego e renda
Sem dúvida a notícia que movimentou a cidade esta semana é a do início das operações do Centro Regional de Distribuição de Produtos da Coca-Cola. A unidade instalada no Jardim Soledade já tem 27 empregos diretos gerados e, segundo o gerente do centro, pode chegar a 35 nos próximos dias.


Ganha a economia 
De acordo com o gerente do Centro de Distribuição Regional de Produtos da Coca-Cola, em Pirapozinho, Marcos Gonçalves, as expectativas são as melhores possíveis. “Vamos oferecer um bom atendimento ao comércio, gerando emprego e criando parcerias, levando produto de qualidade aos nossos clientes e consumidores”, afirma.

Divulgação

Centro de Distribuição Regional da Coca-Cola


Leilão 
Essa semana, o prefeito de Pirapozinho, Lucas Padovan Pavani (Pros), destacou um leilão que resultou na arrecadação de R$ 157 mil para os cofres municipais.
Foram leiloados objetos e bens do município que estavam em situação de abandono. Em sua rede social, o chefe do Executivo disse que era “dinheiro público parado, literalmente”, disse.
Os recursos arrecadados voltam para a máquina pública para serem investidos em outras benfeitorias da cidade.


Bem-Taxista
Em Pirapozinho, oito taxistas foram cadastrados para receber o benefício emergencial Bem-Taxista, criado por uma emenda constitucional para enfrentamento do estado de emergência por conta da alta dos preços dos combustíveis.
Os dados dos motoristas já estão na base do Ministério do Trabalho e possibilitarão aos profissionais o recebimento das duas primeiras parcelas de R$ 1 mil em 16 de agosto. 
 

Publicidade

Veja também