Caçambas instaladas no bairro Terras de Imoplan sofrem ato de vandalismo

Prudenco diz que, na ocasião, equipamentos da Prefeitura estavam vazios, portanto, não havia necessidade de atear fogo

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 09/06/2021
Horário 17:18
Foto: Cedida
Fogo foi ateado de forma proposital
Fogo foi ateado de forma proposital

As caçambas instaladas pela Prefeitura de Presidente Prudente no bairro Terras de Imoplan foram alvos de vandalismo no último fim de semana. Mesmo vazias, foi registrado princípio de fogo, ateado de forma proposital em galhos secos.

O presidente da Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento), Valdecir Vieira, explica que todo material depositado pelos moradores é recolhido pela companhia três vezes por semana. “No dia do registro, as caçambas estavam vazias, portanto, sem necessidade do ato”.

Valdecir relata também que este é um problema recorrente no local, registrado pela Prudenco inúmeras vezes neste ano. “Além das queimadas, o local apresenta muitos resíduos depositados fora das caçambas, que também geram transtornos à área”.

A Prefeitura ressalta que a queima de lixo, mesmo em propriedades particulares, é crime. A Lei de Crimes Ambientais (nº 9.605), no artigo 54, prevê pena para quem "causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora".

A cidade ainda conta com um local apropriado para o descarte de galhos e podas, localizado na Rodovia Júlio Budisk (SP-501), estrada do Laticínio Líder.

Foto: Cedida - Além das queimadas, local apresenta muitos resíduos depositados fora das caçambas

Ecopontos disponíveis

O município também possui três Ecopontos, locais destinados ao descarte correto de certos tipos de resíduos, localizados na Vila Aurélio, no Jardim Sabará e no Jardim Carandá, com disponibilidade para receber papel, podas, plástico, metal, vidro, móveis usados (até duas unidades), lixo eletrônico, óleo de cozinha usado e até 1 m³ (metro cúbico) - ou 10 sacos - de resíduos da construção civil. Mais três unidades, com endereços já definidos, serão instaladas em breve pela Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente).

A Semea ressalta que não são permitidos resíduos orgânicos, industriais, grandes volumes da construção civil, materiais de serviços de saúde, isopor, gesso e animais mortos.

Descarte de pneus

O município também possui um local específico para o descarte de pneus usados, que está instalado no Recinto de Exposições "Jacob Tosello", na Rodovia Raposo Tavares (SP-270), km 563, na Vila Nova Prudente.

Veja também