Cães e treinadores garantem primeiras colocações em diversos torneios

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 04/05/2020
Horário 11:54
Polícia Militar -  Equipe de Prudente garantiu primeiras colocações na competição
Polícia Militar - Equipe de Prudente garantiu primeiras colocações na competição

A atuação dos cães do 8º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) não se limita apenas ao combate à criminalidade. Em diferentes épocas do ano, participam de diversos torneios, estaduais e nacionais, até mesmo sul-americanos, que levam reconhecimento ao batalhão e, claro, aos policiais treinadores e cães participantes.

“O torneio coloca uma situação praticamente vivenciada no dia a dia. Por exemplo, simulações de pistas de ocorrências com faro, explosivos e também de mordida”, explica o comandante do Canil, 1º-sargento PM Joel de Godoi Bueno Júnior. Durante as participações, há também avaliação sobre a verbalização entre um criminoso e o policial, numa suposta ocorrência em que pode haver a necessidade ou não na intervenção com o animal para imobilizar o indivíduo.

“Avalia ainda o binômio, que é a condução do adestrador com o cão, e o que o animal dá de volta ao adestrador”, salienta o sargento.

Nos últimos anos, os representantes de Presidente Prudente garantiram as primeiras colocações nos eventos. No mais recente, internacional, ocorrido entre os dias 10 e 14 de fevereiro, em Guarulhos (SP), o batalhão teve primeiros lugares no pódio: 1º lugar (faro de narcótico em malas) – Mayla, conduzida pelo cabo PM Arnaldo César da Silva Fontes; já o Samurai, conduzido pelo cabo PM César Alves, ganhou o 2º lugar (faro de narcóticos em malas), 2º lugar (lançado); 3º lugar (faro de narcóticos em ambiente interno) e 3º lugar (classificação geral).

O evento contou com a presença de juízes e competidores (militares e civis) de várias partes do mundo como Rússia, Estados Unidos, Panamá, Nigéria, Paraguai, Chile, Canadá, Dubai e brasileiros renomados no mundo cinotécnico.

Publicidade

Veja também