Café

JOSÉ COSTA

COLUNA - JOSÉ COSTA

Data 01/06/2023
Horário 03:33

A 5ª edição do Concurso de Qualidade do Café Arábica da Nova Alta Paulista será realizada no dia 28 de setembro, mas tudo já está sendo preparado. A iniciativa é da Aprup (Associação dos Produtores Rurais de Pacaembu e Região), em conjunto com a Coamp (Cooperativa Agrícola Mista de Pacaembu) e conta com o apoio do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), da Prefeitura de Pacaembu, da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), da Camda (Cooperativa Agrícola Mista de Adamantina), do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e da Amnap (Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista).

PARA QUÊ?
O concurso tem como objetivo divulgar a boa qualidade dos cafés produzidos na Nova Alta Paulista, incentivando os cafeicultores a produzirem um café diferenciado, por meio de práticas sustentáveis. O evento fará parte do conjunto de ações previstas no projeto de IG (Indicação Geográfica do Café Arábica da Nova Alta Paulista), que vem sendo conduzido pela Aprup, em parceria com o Sebrae e o Instituto Federal. Os cafeicultores da região são convidados a participar desse importante evento, apresentando amostras de seus cafés para serem avaliadas. Informações podem ser obtidas na Aprup, pelo telefone (18) 3862-3300 ou (18) 99767-1817, ou ainda, na Casa da Agricultura dos seus municípios e nas Secretarias Municipais de Agricultura. 

TURISMO
Prefeitos de toda a região, inclusive da Nova Alta Paulista, foram convidados para participar hoje de uma reunião de trabalho para discutirem o tema “Oportunidades e desafios para o turismo regional”. É um trabalho que tem o apoio do deputado estadual Mauro Bragato (PSDB), do prefeito de Santo Expedito, Nenê Bettio (PSDB), e de José Carlos Cavalcante, gerente do escritório regional do Sebrae em Presidente Prudente. O evento será realizado às 8h30, na Avenida Barão do Rio Branco, 529, em Santo Expedito, único município do projeto MIT (Município de Interesse Turístico) classificado na região, dentro do turismo religioso.

HOSPITAL DE ESPERANÇA
O Lions Clube de Irapuru Caçula, dentro de suas possibilidades e condições, trabalha em favor da comunidade local atendendo a toda população. No entanto voltou também suas atenções para auxiliar o Hospital de Esperança de Presidente Prudente e, no sábado entregará gelatinas doadas em campanha pela comunidade. Uma pequena comissão chefiada pelo cirurgião dentista Leonardo Mori, presidente da Divisão E1 do Distrito LC 8 de Lions Internacional, fará oficialmente a entrega.

LEISHMANIOSE
A Secretaria Municipal de Saúde de Tupã confirmou, nesta segunda-feira (29), o primeiro caso de leishmaniose visceral do ano. A paciente é uma criança de três anos moradora do Jardim Itaipu, na zona leste. Dados oficiais registram três ocorrências no ano passado, uma no ano anterior e quatro em 2020. De 2008 até agora são 35 casos registrados na cidade. De acordo com a administração municipal, a criança foi atendida na sexta-feira (26) pela UPA (Unidade de Pronto Atendimento), com "sinais e sintomas característicos da doença, como febre, fraqueza, falta de apetite, perda de peso, e hemogramas alterados". Ela foi encaminhada à Santa Casa da cidade, responsável pela notificação da doença às autoridades responsáveis, e submetida a exame pelo Laboratório Municipal, que confirmou o diagnóstico.

APEOESP
O osvaldo cruzense Fábio de Moraes foi eleito novo presidente da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo). Ele encabeçou a Chapa 1, que venceu as eleições na última sexta-feira (26). A Chapa 1 “Apeoesp Unida, uma só força, uma só voz” venceu as eleições para a definição da nova diretoria do sindicato, com 82,78% dos votos. No interior do Estado foram registrados 87,46% dos votos para a Chapa 1. A eleição teve a participação de 50.508 professores associados votantes. A apuração da eleição estadual foi realizada em São Paulo, ao longo de todo sábado e só terminou no final da noite. O professor Fábio Santos de Moraes hoje mora em Limeira, mas é de Osvaldo Cruz, e será o primeiro presidente do sindicato. A professora Maria Izabel Azevedo Noronha, Professora Bebel, que também é deputada estadual, atual presidente, ocupará o cargo de segunda presidente. 
        
FILOSOFANDO EM TROVAS
Quem tem sede de justiça
Será bem aventurado
Jesus disse pra mostrar
A fé do injustiçado
                                       (José Costa)

Publicidade

Veja também