CAIPIRAPURU

JOSÉ COSTA

COLUNA - JOSÉ COSTA

Data 09/12/2021
Horário 06:20

O Caipirapuru, o maior festival de música raiz do interior do Estado, que é realizado em Irapuru, este ano será feito de forma virtual, com alguns artistas regionais.  Como muitos municípios optaram por cancelar carnaval e demais eventos de final de ano que possam aglomerar pessoas, o prefeito irapuruense, Ademar Calegão (DEM) determinou que o anunciado Caipirapuru/21, que já estava totalmente preparado, seja realizado com apresentações de duplas da região apenas para registrar o evento. As enormes barracas contratadas para abrigar o grande público foram canceladas e até a possibilidade do evento ser realizado no Centro Cultural foi descartado, pois resultaria em aglomerações.

PONTE
Motoristas que trafegam pela Rodovia Júlio Budisk (SP-501) demonstram preocupações quando o aumento do tráfego de caminhões de todos os portes naquela via. É que as atenções estão voltadas para a ponte do Córrego do Patrimônio, no município de Irapuru, que tempos atrás ficou interditada para reparo, pois estava cedendo. O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) determinou o reparo na referida ponte, mas segundo os responsáveis pelas obras, ela suportaria no máximo 47 toneladas.

MAIS PESO
Segundo constatado pela população, transitam pela estrada caminhões com nove eixos e muitos com cargas superiores a 70 toneladas. Autoridades do município também demonstram preocupações, pois caso a ponte seja interditada mais uma vez, deve ser feito um desvio de quase quinze quilômetros passando por estradas rurais. Os veículos pesados, como caminhões e máquinas, para terem acesso a Presidente Prudente ficam impedidos, até mesmo os ônibus das linhas normais.

COMPUTADORES
Foram anunciados pelo setor de educação de Lucélia, investimentos da ordem de R$ 1,1 milhão pela educação municipal, destinados à aquisição de 180 computadores e de equipamentos de ar-condicionado para todas as salas de aula da rede municipal de ensino. Os detalhes foram informados no vídeo pela prefeita Tati Guilhermino (PV) e pela secretária municipal de Educação, Ana Lúcia Boldrini Teixeira.

COMO SERÁ
De acordo com a gestora educacional, os computadores permitirão montar três laboratórios de informática, e ainda a instalação de um computador em cada uma das salas de aula da Educação Infantil II – pré-escola (4 a 5 anos) e no Ensino Fundamental (1º ao 9º anos). Já os equipamentos de ar-condicionado começam a ser instalados após a revisão do sistema elétrico de cada unidade de ensino. A previsão da gestora educacional é que até o segundo semestre do ano que vem todas as salas de aulas da rede municipal tenham a melhoria em funcionamento.

CORONACIRCUS
O filme Corona Circus foi lançado no dia 4 em Junqueirópolis, com duas sessões. A primeira foi especial para autoridades e todo o pessoal envolvido naquele trabalho, e a segunda para o público em geral. No entanto, só puderam adentrar após a higienização com álcool gel e uso de máscara. O filme teve Dede Santana como figura principal. O trabalho foi ambientado no Circo Dioni e totalmente rodado em Junqueirópolis, cidade sede daquela empresa de entretenimento.

APRESENTAÇÕES
Dário Rombini, artista e também administrador do circo, afirmou a coluna que através da Lei Aldir Blanc, o Circo Dioni está fazendo apresentações, que teve início no dia 5 até o dia 12, totalmente gratuita para o público. Ele assegurou que toda a equipe do circo está participando desse projeto e mantendo as atrações que compõe o roteiro de apresentações.

ARTESANATO
A Artplic (Multiplic Mulher) é a Câmara Técnica formada por mulheres cujo objetivo é a promoção do desenvolvimento do artesanato de Osvaldo Cruz, com foco no empreendedorismo feminino e na capacidade de geração de emprego e renda. O grupo já formatou seu primeiro evento público que, consistiu na realização de uma Feira de Artesanato, simultânea aos festejos de elevação da igreja matriz em Santuário, que se encerra no dia 7.

 

Filosofando em trovas

O mundo é um grande baile

O amor, a orquestra a tocar

Uma música para que o bem,

Com outro bem vá dançar.

(José Costa)

Publicidade

Veja também