Calendário letivo inicia a partir de 29 de janeiro

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 04/01/2018
Horário 12:12

O calendário letivo para 2018 já foi definido para as escolas estaduais, municipais e também as particulares. Nas unidades de âmbito estadual, tem início no dia 1º de fevereiro e, após o cumprimento de 200 dias, será finalizado em 20 de dezembro. Já nas escolas municipais as aulas começam em 2 de fevereiro e nas particulares o calendário segue entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro, conforme determinação de cada unidade.

De acordo com a Secretaria de Educação do Estado, o primeiro semestre de aulas segue até o dia 27 de junho aos alunos de ensino fundamental, médio e EJA (Educação Jovens e Adultos). O segundo semestre inicia as atividades no primeiro dia de agosto e para garantir o cumprimento da Lei de Diretrizes e Bases, para alcançar os 200 dias letivos, será mantido até, no mínimo, o dia 20 de dezembro.

Ainda segundo a secretaria, atualmente a Diretoria de Ensino de Presidente Prudente conta com 22,7 mil matrículas e a quantidade aguardada para este ano continua nesta média. “Vale ressaltar que ano a ano esse número tem caído, já que em 2016 eram 22,9 mil matrículas”. As escolas estaduais recebem inscrições de novos alunos durante todo o ano e para fazer o cadastro é preciso apresentar um documento de identidade, comprovante de residência e no caso de menores de idade os pais devem efetuar a matrícula.

 

Rede municipal

Já o calendário municipal, por sua vez, tem início no dia 2 de fevereiro e, de acordo com a Prefeitura contará com um total de 8.941 alunos na educação infantil, 9.346 no ensino fundamental e 48 no EJA, conforme dados disponibilizados no dia 18 de dezembro. A Administração ressalta que serão aproximadamente 900 professores em atuação, com um calendário que ainda não foi fechado, porém que terá 200 dias letivos. “São 64 unidades escolares e contamos ainda com quatro filantrópicas, que atendem aos nossos alunos. Entre os dias 2 e 26 de janeiro, três polos estão abertos para atender crianças em período integral da educação infantil, são elas as Escolas Municipais Aziz Felipe, Carlo Ceriani e Krisan Martin”, expõe a Prefeitura.

 

Sistema privado

As unidades particulares, por outro lado, têm autonomia para escolher a melhora data de início das atividades, desde que compreenda entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro. Conforme a presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Presidente Prudente, Vera Regina Sabbag Moretti, o recesso do primeiro semestre deverá ocorrer entre os dias 5 e 25 de julho. “O término das aulas está previsto para o dia 20 de dezembro, mas como disse, cada escola pode apresentar uma variação a partir da data de início das aulas”, salienta Vera.

 

INÍCIO DAS AULAS

Escolas estaduais: 1º de fevereiro

Escolas municipais: 2 de fevereiro

Escolas particulares: Entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro

Publicidade

Veja também