A Câmara Municipal de Álvares Machado aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei 19/2023, que oferece a terapia reiki como integrativa e complementar à saúde dos idosos da rede municipal de Saúde. Segundo a casa legislativa, o reiki foi introduzido na PNPIC (Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares) do Ministério da Saúde e é oferecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde) desde 2017. “Esse projeto pode criar dúvidas, mas é uma prática medicinal alternativa já utilizada na rede pública em outras localidades. O reiki é indicado para combater ansiedade, estresse, insônia e desequilíbrios do corpo, que podem acarretar em doenças físicas ou emocionais”, comenta o autor da propositura, o vereador Marcos Roberto da Silva Soares, conhecido como Marquinhos Bozó (PT).
Ainda de acordo com o vereador, no SUS, terapias alternativas como o reiki fazem parte de ações de promoção e prevenção em saúde reconhecendo a importância da medicina não convencional na saúde da população. “É uma prática muito boa para todos. Vai agregar, não temos que economizar em questão de saúde. Nossos idosos precisam, e tenho certeza que é uma terapia que vai agregar muito em nossa cidade”, afirma a presidente da Câmara de Machado, Maria Estela Fernandez Martin (PTB).
Os serviços são oferecidos por iniciativa local, porém, financiados pelo Ministério da Saúde por meio do PAB (Piso de Atenção Básica) do município. O projeto segue agora para o Executivo para a sanção ou não.
Segundo especialistas, o reiki busca equilibrar a energia para que ela flua melhor, já que isso interfere em nosso corpo e nossa mente. O reiki pode ser benéfico fisicamente e emocionalmente para todas as faixas etárias. Na terceira idade, esse tipo de terapia é bastante versátil, atuando no alívio de desconfortos ou na busca por uma vida mais saudável, como redução da ansiedade e do estresse, diminuição da enxaqueca, melhora da concentração e combate à insônia.
Foto: Cedida
Vereador Marcos Roberto da Silva Soares é autor do projeto que oferece reiki como terapia complementar á saúde dos idosos