Câmara divulga nomes dos 13 vereadores jovens eleitos para 1ª legislatura em Prudente

Estudantes foram selecionados por meio de concurso cultural realizado pela casa de leis; eles farão parte de sessões que discutirão problemas envolvendo a cidade

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 12/07/2023
Horário 17:26
Foto: Arquivo
Por meio de concurso cultural, Câmara elegeu 1ª Legislatura Jovem da casa
Por meio de concurso cultural, Câmara elegeu 1ª Legislatura Jovem da casa

A Câmara Municipal de Presidente Prudente, por meio da Escola do Legislativo “Vereadora Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima” e da Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas da Juventude, divulgou na manhã desta quarta-feira os 13 eleitos para a 1ª Legislatura Jovem da casa de leis prudentina.

Os vereadores jovens foram escolhidos após participarem do "Parlamento Jovem – Programa Multiplicadores de Cidadania", realizado durante o mês de junho. Ao final dos encontros, os adolescentes fizeram parte de um concurso cultural, no qual escreveram uma redação sobre o conteúdo abordado nas três semanas iniciais. Cada jovem recebeu uma folha pautada sem o nome, apenas com um código, portanto, o avaliador não teve a referência de quem escreveu.

Os 13 vereadores jovens eleitos para a 1ª Legislatura Jovem do parlamento prudentino, conforme ordem de nota pela redação, foram:

  • Mateus Giuseppe Petrin Caetano Lima (Colégio Criarte)
  • Amarilys Conde Bueno (Colégio Adventista)
  • Ana Laura Campos Galindo (Colégio Adventista)
  • Luma Maziero (EE Monsenhor Sarrion)
  • Victor Guilherme Oliveira dos Santos (EE Anna Antônio / Casa do Aprendiz Cidadão)
  • Beatriz Moreira de Souza Santos (EE Professora Fátima Aparecida Costa Falcon)
  • Bruna Brito de Oliveira (Colégio Multiplus)
  • Lígia Silva Santos (EE Teófilo Gonzaga da Santa Cruz)
  • Matheus Campos Maciel (Colégio Adventista)
  • Willian Napoli da Silva (EE Professora Mirella Pesce Desidere / Casa do Aprendiz Cidadão)
  • Guilherme Soares Amaral (Etec Professor Adolpho Arruda Mello / Casa do Aprendiz Cidadão)
  • Bruno Gabriel de Oliveira Dias (EE Professora Mirella Pesce Desidere / Casa do Aprendiz Cidadão)
  • Kauan Domingues Spinosa Alves (Escola Sesi Antônio Scalon, Vila Real / Casa do Aprendiz Cidadão)

Durante a divulgação dos eleitos, o presidente da casa de leis, vereador Tiago Oliveira (PTB), ressaltou que o projeto “é um legado que deve ser deixado”. “Nós queremos trazer o jovem para dentro da Câmara, dar subsídio para que eles entendam um pouco mais sobre os três poderes, em especial o Legislativo, que é tão importante e o mais próximo do povo”, pontuou.

O técnico da Secretaria Estadual da Fazenda em Prudente, Edmar Aparecido da Silva, da Egesp (Escola de Governo do Estado de São Paulo), foi um dos palestrantes do Parlamento Jovem e quem fez a correção das redações para a escolha dos vereadores eleitos.

“Procuramos, seguindo a linha do que foi proposto no edital, nos restringir aos três encontros, àquilo que foi colocado, discutido e refletido neles. A redação, de uma forma geral, foi avaliada dentro desse contexto”, pontuou durante a divulgação. “Procuramos não nos ater muito às regras de português, mas claro que, dentro do contexto, isso foi avaliado sim. O importante foi tirar do jovem o que ele pôde refletir sobre temas tão importantes dentro da nossa realidade”, acrescentou.

Além dos eleitos, foram divulgados ainda os suplentes de vereadores jovens, que também serão diplomados e, na ausência de um ou mais titulares, poderão assumir a cadeira.

Confira abaixo a ordem dos suplentes, conforme critério de desempate, que é o mais novo.

  • Estevan Guilherme Giusti Rodrigues (EE Fernando Costa)
  • Maria Beatriz Paes Lopes (Escola Sesi Darcy Zacharias, Vila Parque Furquim)
  • Brenda Brito de Oliveira (Colégio Multiplus)
  • Maria Julia Maschio Hernandes (EE Oracy Matricardi)
  • Luis Felipe Oliveira Silva (EE Doutor José Foz / Casa do Aprendiz Cidadão)
  • Sayuri Fukui Miyazaki Brito (EE Professora Fátima Aparecida Costa Falcon)
  • Matheus Alves Brito (EE Fernando Costa / Casa do Aprendiz Cidadão)
  • Miguel Assencio Brum (EE Professora Fátima Aparecida Costa Falcon)
  • Eduarda Giusti Rodrigues (Etec Professor Adolpho Arruda Mello)

1ª Legislatura Jovem

No dia 7 de agosto, ocorrerá a sessão solene de posse da 1ª Legislatura Jovem da Câmara de Prudente. Na semana seguinte, devem receber uma formação sobre os trabalhos do Legislativo, as ferramentas de fiscalização e administração da casa. Na terceira semana, haverá a sessão ordinária de instalação da legislatura e eleição da mesa diretora.

Durante as três sessões ordinárias seguintes – setembro, outubro e novembro –, os vereadores jovens devem discutir problemas levantados por eles, bem como a elaboração do regimento interno do Parlamento Jovem.

Primeiro encontro

O primeiro encontro do Parlamento Jovem ocorreu no dia 7 de junho, com uma mesa redonda entre os três poderes em nível municipal.

Segundo encontro

Durante o segundo encontro, a Egesp discutiu sobre arrecadação de impostos, cidadania e como são os gastos do governo em todos os níveis, com a entrega de cartilhas ilustradas. A ação foi realizada no dia 14 de junho pelo técnico da Fazenda Estadual, Edmar Aparecido da Silva, juntamente com o auditor fiscal da Receita Estadual, Ricardo Hiroshi Idagawa.

Terceiro encontro

Já o terceiro encontro teve como base dois palestrantes e aconteceu no dia 21 de junho. O primeiro foi o promotor aposentado da Infância e Juventude, Luiz Antonio Miguel Ferreira, com o tema “Cidadania, engajamento popular e grêmios estudantis”. O segundo palestrante do encontro foi o coordenador do curso de Direito da Toledo Prudente Centro Universitário, Sérgio Tibiriçá Amaral, com o tema “Hierarquia das legislações no Brasil – Constituição Federal, leis federais, estaduais e municipais”.

Quarto encontro

O quarto encontro do programa ocorreu no dia 28 de junho e teve início com um concurso cultural. Os participantes escreveram uma redação a partir dos temas abordados nos três encontros anteriores. Em seguida, ocorreu o ato de entrega de certificados.

Publicidade

Veja também