Câmara minucipal de Indiana reabre

José Vicente

COLUNA - José Vicente

Data 03/03/2021
Horário 03:36

A Câmara Municipal de Indiana reabriu suas portas ontem liberando o atendimento ao público, e a noite realizou sua sessão ordinária, com a presença de todos os vereadores. Segundo a presidência do Legislativo, deverá permanecer em atividades, obedecendo as orientações da Secretaria de Saúde do município.

Covid-19, alerta geral

O sistema de saúde de Indiana continua alertando a população em geral para o perigo da contaminação pela Covid-19. O número de pessoas contaminadas chega a 491 em nosso município, e a vacinação prossegue, mas de forma lenta, pelo número reduzido de vacinas que chegam, atendendo por enquanto as pessoas com idade acima de 80 anos. Uma pessoa continua hospitalizada, e são seis óbitos registrados. O comércio trabalha obedecendo as orientações, restringindo o número de clientes para evitar aglomerações e a maioria das pessoas utilizando máscaras.

Alerta geral em Martinópolis

Devido ao aumento de casos de Covid-19 em Martinópolis, e a ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), que atingiu o limite de 100%, a Prefeitura recomenda a todos os munícipes, através do Sistema de Saúde, que intensifiquem as ações de prevenção ao vírus (distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos). E ao perceber sintomas suspeitos, procurar o Centro Municipal da Covid-19, localizado ao lado da Santa Casa de Misericórdia.

Reclamações surtem efeito

Na semana passada ocorreram muitas reclamações de moradores de Indiana em virtude da grande quantidade de lixo, com restos de árvores cortadas e entulhos jogados nas ruas. As reclamações de certa forma surtiram efeito, pois a Prefeitura recolheu a maior parte deixando a cidade com um aspecto bem mais agradável. No município existe o Código de Postura, aprovado pela Câmara Municipal, na gestão passada, que inclusive prevê multa e orienta para que os munícipes façam a locação de caçambas evitando jogar entulhos em plena via pública, entretanto, esse código não vem sendo aplicado na atual administração.

As andorinhas voltaram

Até parece que estamos anunciando a música do Trio Parada Dura, mas não é nada disso, elas chegaram novamente como acontece nesta mesma época, todos os anos, provocando a alegria das pessoas e até mesmo a curiosidade, pois em bandos elas promovem uma fantástica revoada, acompanhada daquele alarido já conhecido. Chegam em bandos e permanecem sempre juntas, escolhendo um local de permanência como se fosse cadeira cativa, no centro da cidade, e outros bandos voam para a zona rural, como na estrada do bairro Chora-Chora, local que ficam por vários dias, até seguirem viagem para novas plagas.

As mudanças na pandemia

A pandemia parece que veio para ficar durante um tempo indefinido. No começo, todos achavam que seria por "uns dias" tão somente, e logo tudo voltaria à normalidade, porém, essa terrível doença causou enormes mudanças no modo de vida dos brasileiros. Em Indiana, houve mudança nos horários do transporte coletivo, o que prejudicou muitas pessoas que trabalham em Presidente Prudente ou em outras cidades vizinhas. E enquanto esses horários não são restabelecidos entra em cena um outro meio de transporte, por meio de aplicativo, que tem sido bastante utilizado, com segurança, conforto, sem aglomerações, e os preços são mais acessíveis aos trabalhadores.

Acolhimento da pessoa idosa

Uma ótima iniciativa em Martinópolis é a formação da Equipe de Avaliação para Acolhimento da Pessoa Idosa. A equipe é formada pela Fabiana kuranishi Roberta dos Anjos (assistente social), Juliana Aparecida Feltrin (enfermeira), Luciane Donega (psicóloga), e Carla Roberta dos Anjos (assistente social). A equipe pode ser acionada pelo Ministério Público ou Judiciário. Será feita uma triagem para avaliar a necessidade de cada idoso.

Economia de lixo

Outra boa ideia foi lançada através de uma campanha de conscientização ela Prefeitura de Martinópolis, que atualmente gasta mensalmente R$ 87 mil com o transporte do lixo doméstico para um aterro sanitário em outra cidade. Com o objetivo de diminuir esse gasto, a municipalidade está solicitando aos moradores para separem, em suas próprias casas, o lixo orgânico, materiais recicláveis, folhagens, ajudando assim o meio ambiente e o serviço público da cidade.

Para refletir

Um editorial do Jornal o Estado de São Paulo, intitulado “A imunidade, a impunidade e a bandidagem”, trouxe uma frase para que cada brasileiro faça a reflexão de acordo com o seu ponto de vista: "Criminoso não pode se passar por parlamentar" (Notas & Informações 27/02).

Em tempo

"Nem todos os dias são bons. Mas sempre há algo bom em cada dia"

Publicidade

Veja também