Câmara realiza audiência pública sobre atual situação do Iamspe em Prudente

Iniciativa ocorre nesta quinta, no Plenário, e visa ampliar debate quanto à ausência de pronto atendimento do instituto na cidade

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 25/11/2025
Horário 17:37
Foto: Maurício Delfim Fotografia/Arquivo
Audiência sobre situação do Iamspe será realizada nesta quinta, na casa de leis
Audiência sobre situação do Iamspe será realizada nesta quinta, na casa de leis

A Câmara Municipal de Presidente Prudente realiza nesta quinta-feira, às 18h30, uma audiência pública para debater a situação do atendimento do Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) no município.

Conforme o Legislativo, a iniciativa ocorre após reunião entre o presidente da Câmara, vereador William Leite (PP), o deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL) e a presidente da Apampesp (Associação de Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo), professora Walneide Romano, ocasião em que foi definida a necessidade de ampliar o debate sobre a ausência de um pronto atendimento do instituto em Prudente.

Ainda segundo a casa de leis, nos últimos meses, os servidores estaduais realizaram manifestações relatadas à imprensa apontando que, há mais de cinco anos, Prudente não conta com ponto de atendimento do Iamspe, "apesar das milhares de pessoas vinculadas à região".

A audiência reunirá representantes da direção do Iamspe e da Comissão Consultiva Mista Regional, MPE (Ministério Público Estadual), Santa Casa de Misericórdia, sindicatos e associações de servidores, com o propósito de discutir a situação atual e buscar soluções imediatas.

A reunião acontece no Plenário Municipal e também será transmitida ao vivo pelo canal da TV Câmara no YouTube (www.youtube.com/tvcamaradepresidenteprudente). A transmissão também ocorre no Instagram institucional (instagram.com/camaraprudente).

Iamspe acompanha

O Iamspe informa que acompanha constantemente as demandas dos beneficiários e as adequações da rede credenciada na região de Presidente Prudente. Reforça que mantém edital de credenciamento aberto para hospital geral com comunicação permanente entre os serviços hospitalares da cidade. No entanto, até o momento, nenhuma unidade do município manifestou interesse em ofertar atendimentos emergenciais e eletivos aos usuários locais. As informações sobre o credenciamento estão disponíveis em www.iamspe.sp.gov.br.

"Importante complementar que nos últimos anos, essa gestão fortaleceu a rede assistencial regional e mantém o sistema de regulação de vagas ativo para garantir a transferência de pacientes para outras unidades sempre que necessário", expõe.

O instituto acrescenta que está em andamento a ampliação de serviços de exames de imagem na cidade, além de contratação de um novo hospital oftalmológico.

"Atualmente, a rede do Iamspe na região conta com 64 clínicas e consultórios, 23 entidades de apoio diagnóstico e terapêutico e 11 hospitais nas cidades de Álvares Machado, Dracena, Junqueirópolis, Lucélia, Santo Anastácio, Presidente Epitácio, Rancharia, Presidente Bernardes, Martinópolis, Presidente Venceslau e Adamantina", pontua.

Lista dos hospitais na região

- Alvares Machado – Hospital e Santa Casa de Misericórdia de Álvares Machado
- Presidente Bernardes - Sociedade Beneficente de Presidente Bernardes – Hospital de Misericórdia N. Sra. Aparecida
- Presidente Venceslau – Irmandade da Santa Casa de Presidente Venceslau
- Adamantina - Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus
- Lucélia – Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Lucélia
- Martinópolis – Santa Casa de Misericórdia Padre João Schneider
- Presidente Epitácio – Santa Casa de Misericórdia de Presidente Epitácio
- Santo Anastácio – Irmandade do Hospital Anita Costa
- Rancharia – Hospital e Maternidade Rancharia
- Junqueirópolis – Santa Casa de Junqueirópolis
- Dracena – Irmandade de Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Dracena

Publicidade

Veja também