Caminhada municipal de conscientização do autismo ocorre neste sábado em Prudente

Evento será realizado no Balneário da Amizade, a partir das 8h30, e contará com demonstrações de capoeira, atendimento de fisioterapia, experiências sensoriais e recreação para crianças

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 05/04/2024
Horário 10:44
Foto: Cedida
Última edição da 3ª Caminhada Municipal TEA, realizada no ano passado, contou com a participação de mais de 500 pessoas
Última edição da 3ª Caminhada Municipal TEA, realizada no ano passado, contou com a participação de mais de 500 pessoas

Neste sábado, a partir das 8h30, ocorre a 3ª Caminhada Municipal TEA (Transtorno do Espectro do Autismo), em alusão ao Dia Internacional de Conscientização do Autismo, lembrado no último dia 2. O evento ocorrerá no Balneário da Amizade e deve reunir de 500 a 600 pessoas, conforme Neto Salvador, presidente do Condef (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência) e assessor da Coordenadoria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

“A primeira edição aconteceu em 2022, depois teve a do ano passado, onde mais de 500 pessoas participaram. Para este ano, a gente espera um número maior”, conta Neto Salvador. Segundo ele, o trajeto da caminhada terá um aspecto simbólico diante da pluralidade de atividades que ocorrerão ao longo da manhã. “Tanto por conta do sol [forte] quanto pelas crianças, a gente vai fazer um trajeto bem simbólico, de cerca de 300 metros no máximo”, pontua. 

Salvador indica que o evento tem a intenção de ser diversificado e inclusivo, abrangendo uma ampla gama de atividades, desde demonstrações de capoeira até sessões de atendimento fornecidas pelo curso de Fisioterapia da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista)

Estudantes e profissionais de Medicina da instituição também marcarão presença, oferecendo um quiosque com experiências sensoriais para os participantes. Ademais, conforme indica o presidente do Condef, várias clínicas locais se juntarão à iniciativa, proporcionando uma variedade de serviços. “Além disso vai ter uma ala de recreação, com brinquedos para as crianças. Ou seja, várias atividades vão ocorrer ao longo do evento”, frisa. 

Evento gratuito 

A 3ª Caminhada Municipal TEA será gratuita e aberta a toda população, no entanto, Neto Salvador ressalta a importância de o respeito e a empatia ao próximo prevalecer no ambiente ao longo do evento. “A gente só pede respeito pela especificidade de algumas crianças que estarão por lá. O respeito gira no sentindo de ter empatia pelas limitações sensoriais de cada pessoa”, pontua. 

A organização do evento pede que as pessoas que forem ao Balneário da Amizade na manhã deste sábado vistam azul. “A recomendação é que as pessoas usem roupas azuis para ter um senso de união maior e dar um efeito visual bem legal, já que a cor azul, segundo a literatura [que estuda o TEA], é a que simboliza o autismo”, aconselha o presidente do Condef, e também orienta que as pessoas levem lençol, água e frutas.

Importância da data

Por fim, Neto Salvador enfatiza a relevância de não deixar passar em branco o Dia Internacional de Conscientização do Autismo, lembrado na última terça-feira. Ele destaca que a iniciativa é fundamental para promover a inclusão, especialmente das pessoas com TEA, ao trazer informações, conscientização e desmistificação, combatendo assim o preconceito que ainda persiste. “Sempre digo que o dia das pessoas com deficiência são todos os dias, mas datas como estas fortalecem as pessoas, as políticas públicas, as empresas e o comércio. O fortalecimento da inclusão é necessário e deve acontecer”, ressalta. 
Segundo Salvador, três pilares cruciais para essa inclusão: participação, permanência e acesso.  “Estes três tópicos são os mais importantes para que a inclusão tenha possibilidades e as pessoas comecem a ocupar os espaços com conforto, sem o capacitismo. Datas como essas quebram o capacitismo, mostram que o lugar das pessoas com deficiência, das pessoas com autismo, é o lugar que elas quiserem e estes lugares devem se adequar”, encoraja Neto Salvador.

Fotos: Cedidas

Evento é gratuito e aberto a toda população

 

Publicidade

Veja também