Caminhada Rosa bateu recorde de participantes

SINOMAR CALMONA

Concentração do Outubro Rosa

COLUNA - Sinomar

Data 03/10/2023
Horário 04:45
Foto: @mauriciodelfimfotografia

A AAPC (Associação de Apoio ao Portador de Câncer) de Presidente Prudente, o grupo Amigas do Peito e o idealizador, o mastologista Rafael Sá, realizaram no domingo, a segunda Caminhada Rosa, em alusão à campanha de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama, o Outubro Rosa. Segundo a presidente do grupo Amigas do Peito, Cássia Regia Sonvesso Sperini, no ano passado o evento recebeu aproximadamente 700 pessoas, já esse ano a caminhada reuniu 800 participantes, no Parque do Povo. Foram oferecidas tendas para aferição da pressão arterial, vacinação e de glicemia. A caminhada teve a largada no Parque do Povo em frente à TV Fronteira e seguiu até o Museu e Arquivo Histórico Municipal Prefeito Antônio Sandoval Netto, na Avenida Manoel Goulart. O evento contou com o apoio da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública). No final do evento, Sofia Moreno se apresentou e, ao som de “Anunciação” - Alceu Valença, os participantes soltaram balões rosas e brancos. (Com Beatriz Aielo)

SURGIMENTO DA CAMINHADA
Segundo a presidente do grupo Amigas do Peito, Cássia Sperini, a ideia da Caminhada Rosa veio através do mastologista Rafael Sá, pois a prática esportiva também é de grande importância para as mulheres que já venceram o câncer de mama, reduzindo a taxa de recidiva e aumentando a recuperação e a prevenção.  “A atividade é essencial na recuperação das pacientes portadoras, pós-cirúrgico, que estão passando pelo tratamento do câncer de mama. Fazer atividade física também é uma prevenção para quem ainda não teve o câncer de mama”.
 
TRAJETO 
O percurso teve a animação de um trio elétrico puxando, incentivando os participantes durante todo o trajeto. Nesse trio elétrico, estiveram as professoras e fisioterapeuta da academia Physicus Só Para Mulheres. Elas foram responsáveis pelo alongamento e animação durante toda caminhada.

ALERTA E PREVENÇÃO
A enfermeira Edilma de Oliveira falou sobre a importância do autoexame, da juventude até os 40 anos, e reforçou que “apesar da mamografia começar com 40 anos, é muito importante desde a juventude já iniciar o autoexame das mamas, a mulher saber se tocar, porque assim é a melhor forma da gente identificar precocemente o câncer de mama”. Edilma também destacou: “É importante que o mês de outubro, de conscientização, sirva para que as mulheres se conheçam. É importante participar da caminhada, porque uma mulher acaba chamando a outra. É importante também a mulher fazer o autoexame das mamas, e qualquer sinal ou qualquer queixa que tiver, procurar ajuda, um postinho de saúde ou um médico de referência”.


CAMINHADA ROSA, PELO PARQUE DO POVO


CANTORA SOFIA MORENO


FERNANDO PEROBELE LEITE E FLORIANO CARDOSO, DA AAPC, CÁSSIA SPERINI, PRESIDENTE DAS AMIGAS DO PEITO, E O MASTOLOGISTA RAFAEL SÁ


REGINA MIRANDOLA, SECRETÁRIA DA AAPC


MARIA HELENA CARDOSO PAIÃO E ZEZÉ BERTI

Publicidade

Veja também