Caminho dos Ipês levará fiéis até o Santuário de Santo Expedito

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 18/01/2022
Horário 04:15
Foto: Cedida
Marginais a serem arborizadas
Marginais a serem arborizadas


Dentro do projeto de construção e urbanização de trechos que estejam vinculados ao santuário como marco principal do turismo de Santo Expedito, o prefeito Nenê Betio adianta que haverá uma reformulação na arborização da Júlio Budiski do trevo sul da cidade, até o santuário. Tratam-se de um acesso com duas marginais para dar mais segurança e tranquilidade ao trânsito, tanto para quem está usando aquela rodovia normalmente, quanto aos que querem chegar e sair do santuário.

O PROJETO
A ideia principal é transformar aquele trecho nas duas marginais como um caminho de ipê, quando serão plantadas mudas daquela espécie em todas as laterais das mesmas. Para tanto, a Usina Caeté - Unidade de Pauliceia, através do seu setor de meio ambiente, fez a doação de 250 mudas de ipês amarelos que serão utilizadas neste projeto. A usina mantém esses serviços, preocupada com a preservação do meio ambiente, demonstrando que todos têm responsabilidade com o meio ambiente. O prefeito Nenê Betio assegurou que o trecho em questão será mais colorido e, consequentemente, alegrará aos turistas que visitarem Santo Expedito.

PLANTIO
A proposta do projeto é plantar essas mudas de imediato, mas com todas as atenções e cuidados técnicos, para que, quando da inauguração do santuário, elas já estejam apresentáveis, e dando um novo colorido para Santo Expedito.

MISSA DOS ROMEIROS
Ainda continua todos os domingos a celebração da Missa dos Romeiros, com início às 10 horas. Embora aberta a toda a população, os fiéis expeditenses fazem opções para as missas do sábado ou de domingo à noite, ficando esta celebração exclusiva para os romeiros. Nessa última semana, houve uma redução dos participantes, justificando-se pela preocupação com a variante Ômicron. Todas as precauções estão sendo tomadas.

PEQUENOS GRUPOS
Mesmo assim, pequenos grupos de romeiros estão chegando a Santo Expedito, como registrado durante a semana. Como sempre passam pela igreja matriz, fazem suas preces e agradecimentos e seguem para as obras do santuário, muitos admirando a sua estrutura.

ALMOÇO
Todos os domingos, após a missa dos romeiros, é oferecido um serviço de restaurante com cardápio variado aos presentes no Salão Paroquial. Segundo consta, todos são romeiros de outras cidades que aqui chegam para visitar a igreja matriz, a fim de agradecer por graças alcançadas. Aproveitam e fazem isso durante a celebração da missa e, em seguida, encontram um espaço para almoçar.

ORAÇÃO PARA UM TRABALHO
"Santo Expedito guerreiro, fortaleza, homem de fé, provedor das causas urgentes. Peço-te que se digne a olhar imediatamente para mim, para a minha família e minha labuta em busca de um trabalho. Santo Expedito, sei que sabes o quanto é importante esse trabalho para mim e que dele dependem não apenas a minha sobrevivência, mas também a de toda a minha família. Diante de ti sempre estão mãe, pai, irmã, irmão, esposo, esposa, filhos, noras, sogras, cunhados, cunhadas, genros, tios, tias, primos, primas, a rogar pelo trabalho urgente confiando em ti. Olhai para a força da união deles. Olhai para oração daqueles que creem e te fazem esta prece. Confiam no Senhor como o ato mais poderoso e sabem que a força da fé vale mais do que qualquer outra coisa. Vale tanto quanto a sua lança que esmagou o mal. Agradeço-te de todo o coração e, com certeza, as tuas bênçãos chegarão a minha vida e terei um trabalho urgente. Obrigado. Amém."

PREOCUPAÇÃO
A variante Ômicron está deixando todos em polvorosa, pelo simples fato de ser de fácil propagação. Assim como acontece em todos os lugares, em Santo Expedito também se sentiu uma demonstração dessa preocupação, quando romeiros procuram os responsáveis para mais informações sobre as visitas. Segundo consta, tudo está normal, e as visitas naquela cidade estão seguindo o rigor colocado pelas autoridades e, respeitando sempre o protocolo anteriormente adotado. Uso de máscara, distanciamento, higienização das mãos e, segundo o padre Umberto, esses procedimentos também são adotados na igreja durante as celebrações. Para ele, todos os romeiros estão tomando todos os cuidados.

FÉ EM TROVA
Ó grande Santo Expedito
Da Covid nos proteja
Olhai por todos devotos
Intercedendo... Assim seja!

Publicidade

Veja também