Caminhões fazem 40 “viagens” até aterro com itens coletados

Balanço é referente à 1ª fase da operação, realizada em 25 bairros da região oeste; nesta semana, ação segue na área sul de Prudente

PRUDENTE - OSLAINE SILVA

Data 17/01/2019
Horário 05:31
Marcio Oliveira - Caminhões encheram rapidamente nos bairros percorridos, ontem, na região sul da cidade
Marcio Oliveira - Caminhões encheram rapidamente nos bairros percorridos, ontem, na região sul da cidade

A Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) e a Prefeitura de Presidente Prudente realizam nesta semana a segunda fase da operação Cata-Treco 2019 (móveis, televisores, fogão, geladeira, armário, vasos e pias sanitários, sofás, colchões, entre outros itens) nos bairros da zona sul. O mutirão de coleta foi realizado ontem no Ana Jacinta, Mario Amato, Jardim Prudentino I e II Jardim Novo Prudentino, Residencial Monte Carlo, Residencial Anita Tiezzi, Jardim Santa Fé e Rotta do Sol. E continua hoje, das 8h às 17h. Para se ter uma ideia do volume de lixo coletado na semana passada em 25 bairros da região oeste, foram necessárias 40 viagens dos caminhões até o aterro controlado, conforme expõe Marcos Rotta, responsável pelo Setor de Limpeza da companhia.

De acordo com ele, antes o recolhimento era apenas agendado por telefone. “Recolher os resíduos é muito importante, porque evita que os moradores os mantenham em casa, podendo se tornar um ambiente favorável à proliferação de doenças, como a dengue, por exemplo, além de ser propício para abrigo dos temidos escorpiões, que podem ser fatais ao ser humano”, ressalta.

“Por determinação do prefeito [Nelson Roberto Bugalho - PTB] faremos um limpa na cidade inteira, porque o acúmulo do fim de ano foi grande. Com o recolhimento, evitamos que a população dispense esses itens em lugares indevidos por toda a cidade”, explica Marcos, anunciando que na semana que vem a zona leste será a região visitada pela ação.

Na Operação Cata-Treco, os caminhões percorrem as ruas dos bairros, onde os moradores já deixam os objetos inservíveis nas calçadas para serem recolhidos. Lembrando que a ação coleta todo o tipo de resíduos, menos lixo orgânico e restos de materiais de construção.

A aposentada Beth de Jesus, 60 anos, e as donas de casa Maria Guilherme, 56 anos, Regina Célia Trombim, 55 anos, e Cleide Burani Pestana, 49 anos, donas de casa da região percorrida ontem, estavam ansiosas para a chegada dos caminhões para carregarem os entulhos que estavam ocupando espaço dentro de suas residências. “Essa iniciativa é maravilhosa, porque nos ajuda a manter nossos quintais limpos. Além da economia, porque não precisamos desembolsar nada para o recolhimento. E o melhor, para um local adequado”, ressalta Beth.

Importante

Conforme a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), a iniciativa é inédita nos municípios do mesmo porte de Prudente, no interior de São Paulo, sendo que todo o lixo e materiais inservíveis levados ao aterro são separados e encaminhados para a destinação correta. Vale lembrar que a Prudenco orienta o morador a colocar o lixo em frente de suas casas apenas na data certa em que o caminhão for passar. Isso para evitar que o lixo fique acumulado nas calçadas depois que o caminhão já passou. Tal atitude, bem como a falta de agendamento para deixar os materiais na calçada, é um procedimento irregular, e quem age assim pode ser autuado e multado pela Prefeitura.

Lembrando à população que durante a realização da Operação Cata-Treco, a Prudenco vai suspender o serviço de recolhimento agendado pelo telefone 3906-3001.

SERVIÇO

CATA-TRECO

HOJE

- Vila Real

- Residencial Universitário

- Jardim Vale do Sol

- Jardim Itaipu

- Jardim Tropical

- Parque Shiraiwa

- Bairro São João

- Parque dos Girassóis

- Residencial Florenza

- Residencial Nosaki

Fonte: Prefeitura de Prudente

Publicidade

Veja também