Caminhos e sentidos da pesquisa

OPINIÃO - Ana Carolina Greco Paes

Data 07/02/2020
Horário 06:15

Nos últimos tempos, muito tem se falado sobre a pesquisa no Brasil. Recebemos notícias de todo tipo, algumas dizem que as universidades brasileiras não têm feito pesquisa ou quando fazem, não tem qualidade, outros dizem que as universidades têm feito pesquisas relevantes que tiveram, inclusive, reconhecimento internacional. Com essa avalanche de notícias, para aqueles que estão fora academia, fica difícil dizer o que é verdadeiro e o que é falso.

Por isso, quero convida-la (o) a refletir um pouco sobre os caminhos e sentidos da pesquisa acadêmica. A pesquisa deve identificar um problema e propor uma solução, só por essa característica, ela se mostra indispensável para a sociedade, haja vista que vivemos em uma era de transformações constantes e rápidas, temos que aprender, desenvolver e melhorar a todo momento.

O filósofo francês, Gilles Deleuze, indica um primeiro caminho a ser trilhado, a pesquisa não deve ser uma atividade solitária e sim solidária, pois busca soluções para problemas reais: “estudar, investigar, aprender e apreender, em um processo, que ao mesmo tempo que identifica o problema, busca alternativas para sua superação”.

Um segundo caminho diz respeito a responsabilidade do pesquisador com seu entorno. O pesquisador, antes de tudo, é um ser humano e também um cidadão, por isso, deve desenvolver pesquisas atentas a ética e a cultura em que está inserido. A pesquisa deve fazer sentido para a sociedade e não somente para a universidade. A educadora brasileira Roselli Fischmann, afirma que “o que se destaca aí é a questão ética para o pesquisador em suas investigações, ante a relação sujeito-objeto, ao mesmo tempo que, como cidadão, enfatiza a questão política, preocupado em conferir a seu trabalho um sentido para além do universo acadêmico”.

Por fim, podemos dizer que muitas das pesquisas que ocorrem nas universidades brasileiras estão pautadas nesses dois caminhos e seguem no sentido de devolver à sociedade o investimento feito em pesquisa, contudo, a pesquisa exige tempo e dedicação, por isso, os resultados nem sempre são vistos imediatamente. Que possamos procurar saber mais sobre as pesquisas desenvolvidas na nossa cidade, estado e país e procurar divulga-las da melhor forma possível, essa pode ser uma forma de desenvolvermos nossa cidadania.

Publicidade

Veja também