Campanha busca recursos ao projeto Almofadas do Coração

Estoque disponível para confecção dos itens que auxiliam no pós-operatório de mulheres com câncer de mama permite atendimento até março

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 19/01/2021
Horário 07:15
Foto: Cedida
Trabalho, especialmente agora, conta com rígido padrão de higiene
Trabalho, especialmente agora, conta com rígido padrão de higiene

Com o objetivo de garantir a continuidade dos trabalhos do projeto Almofadas do Coração – que dá suporte às mulheres diagnosticadas com o câncer de mama com a entrega do acessório pós-cirúrgico, será lançada ainda este mês uma ação entre amigos para arrecadar fundos que permitam a confecção das almofadas que tanto contribuem para a recuperação das pacientes recém-operadas. A ação, por causa da pandemia, substituirá o tradicional chá que era realizado anualmente, já que os trabalhos precisaram ser adaptados. O item, tão importante, traz alívio e evita linfedemas que podem surgir devido à falta de circulação. Os interessados em contribuir financeiramente ou com tecidos ou fibras podem procurar o grupo pelo telefone (18) 98139-9627.
A fundadora e coordenadora do projeto em Prudente, Sônia Macedo, lembra que o projeto Almofadas do Coração nasceu nos Estados Unidos, mas chegou ao Brasil em 2008. Como ela já tinha o desejo de fazer algum tipo de trabalho voluntário, iniciou o projeto com mais duas amigas, quando compravam os tecidos e fibras, mas viram que foi “pesando no bolso”, com a demanda que ia aparecendo, quando surgiu a ideia de pedir ajuda. “Conforme as pacientes aumentavam, o projeto foi crescendo e tomou essa proporção devido à seriedade do trabalho. Iniciamos em setembro de 2015 atendendo apenas o HR [Hospital Regional], e hoje, além dele, atendemos ainda o Hospital Regional do Câncer, Iamada e Santa Casa”. 
Atualmente, o projeto conta com um grupo de aproximadamente 30 voluntárias, em um trabalho minucioso e que exige, especialmente agora, um padrão rígido de higiene. Em 2019 foram confeccionadas pelo grupo 1.060 almofadas, sendo que em 2020 este número saltou para 1.620. “O objetivo é não deixar nenhuma paciente sair do hospital sem as almofadas. São oferecidas duas unidades, que são laváveis”. 

Arrecadação de recursos

Como o projeto não é uma ONG (organização não governamental), os recursos são praticamente próprios, mas anualmente é feito o chá de arrecadação, substituído neste ano pela ação entre amigos, quando é possível arrecadar fundos para a compra dos tecidos que devem ser exclusivamente de algodão 100% e da fibra siliconada. 
Além disso, há gastos com os acessórios, como embalagens, fitas, etiquetas e cartões de visita. “Neste ano atípico nos vemos sem verbas para iniciarmos os trabalhos de 2021. Temos hoje no estoque mais ou menos 300 almofadas, o que dá pra atender até final de março de 2021”.

SERVIÇO
Os interessados em ajudar o projeto com tecidos ou fibra devem entrar em contato pelo WhatsApp (18) 98139-9627.    

Números

1.060
almofadas foram confeccionadas pelo grupo em 2019

1.620
almofadas foram produzidas pelas voluntárias em 2020

Foto: Cedida

projeto almofadas do coração em presidente prudente auxilia no pós-operatório de mulheres com câncer de mama
Almofadas auxiliam na recuperação de mulheres recém-operadas do câncer de mama

Publicidade

Veja também