Campanha de vacinação

WILLIAM ASAPH YANRAPHEL

COLUNA - WILLIAM ASAPH YANRAPHEL

Data 03/04/2021
Horário 03:35

Nesta sexta-feira, as prefeituras de Paraguaçu Paulista e Rancharia optaram por adiar o calendário de vacinação em virtude do feriado de Páscoa. Na contramão da maioria das cidades do Estado de São Paulo, que vacinaram idosos com 68 anos de idade. 

300 DOSES DISPONÍVEIS 
São esperadas 340 mil pessoas com essa faixa etária para a imunização no interior paulista. Paraguaçu Paulista, no entanto, mesmo recebendo um lote com 300 doses da Coronavac, preferiu retomar somente na segunda-feira, dia 5.

FALTOU PLANEJAMENTO
Para especialistas de saúde, deveria ocorrer o contrário. Maior vacinação e forte campanha informativa, além de fiscalização para evitar aglomeração pelo fato da cidade ser turística e contar com 48 óbitos e 90% dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) ocupados. 

BARREIRA SANITÁRIA
Em Rancharia, foram montadas barreiras sanitárias. As verificações são feitas na entrada do Balneário Municipal e em cinco entradas: Avenida Dom Pedro II, Avenida José Pereira, Avenida Pedro de Toledo, Avenida Comendador Pedro Ferreira Doninho (Anel Viário) e Rua Amparo.

MAIOR FISCALIZAÇÃO
Todos os veículos são parados e os passageiros têm a temperatura verificada, além da orientação sobre o uso de máscara e do álcool em gel. Os veículos que não forem da cidade, terão que fornecer informações como: origem, destino, telefone e etc. A fiscalização vai até o dia 12.

ANIVERSÁRIO SOLIDÁRIO
Hoje, às 15h, a jornalista Lu Braga irá comemorar o aniversário com uma carreata solidária em prol do Hospital de Paraguaçu Paulista. A iniciativa busca arrecadar materiais de higiene e copos descartáveis, que serão destinados para o uso de pacientes, acompanhantes e funcionários da instituição. A ação contará com normas sanitárias.

CAUSA NOBRE
Parte dos pacientes que estão na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) são de outros municípios, sendo maioria das cidades da região de Marília, Assis e Presidente Prudente. Com o hospital no limite, as doações precisam chegar rapidamente.

LEISHMANIOSE NA CIDADE
A população de Paraguaçu Paulista deve ficar atenta, pois casos de leishmaniose visceral canina têm sido registrados na cidade. O alerta é do Centro de Controle de Zoonose. 

FIQUE ATENTO!
Segundo a veterinária Ana Beatriz Pinto Costa, atualmente, o município tem 27 cães positivados com a doença e estão em tratamento. Em casos graves, a eutanásia do animal é a única saída para prevenir a difusão da doença.

APAE RECEBE DOAÇÕES
Com as crianças em casa, em situação de vulnerabilidade social, um pouco de amor em forma de chocolate pode ser uma boa pedida. A Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Rancharia está fechada por conta de decreto estadual, mas você pode realizar doações por meio do telefone (18) 99739-9458. A psicóloga da entidade, Thaís Ferreira Martins, resume em poucas palavras a importância da ação: “A felicidade se encontra nos pequenos gestos”. 

ALIMENTANDO CORPO E ALMA
Gestores e funcionários de Rancharia participaram da entrega de kits de alimentação no município e distritos da região. Todos os protocolos de segurança, em relação aos cuidados contra a Covid-19, foram seguidos e o resultado foi glorioso: mais de 2,5 mil famílias de alunos da rede municipal contempladas com cestas básicas. 

NOVO CADASTRO
De acordo com a Prefeitura, as famílias que receberam os kits foram as que se cadastraram neste ano. No momento oportuno, será informado pela Secretaria de Educação sobre um novo cadastro para aqueles que não se inscreveram à época. O kit continuará sendo entregue enquanto as aulas se mantiverem de forma remota.

Veja também