Campanha de vacinação só será eficaz se população participar

EDITORIAL -

Data 30/04/2022
Horário 04:15

Aos poucos, os dias frios se aproximam. E, com eles, mais uma temporada de gripes e resfriados, entre outras doenças respiratórias, faz aumentar a procura por hospitais e UBSs (Unidades Básicas de Saúde). É só passar na frente destes lugares, inclusive aos finais de semana, que você verá um grande número de pessoas à espera de atendimento. Infelizmente, a maioria só se preocupa com o problema quando ele aparece, esquecendo do principal combate a essas enfermidades, que é a prevenção.
Tomar bastante líquidos, lavar bem as mãos, evitar locais com aglomeração ou peças/objetos que acumulem ácaros são ações essenciais e ajudam muito. Mas a vacina contra a gripe (influenza) continua sendo uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos pela doença.
Neste ano, a campanha nacional de vacinação já está ocorrendo para determinados grupos. Neste sábado, conforme anunciado pelo governo de São Paulo, ocorre o Dia D para imunização de crianças de 6 meses a 5 anos de idade contra gripe e também contra o sarampo. O atendimento será feito em cerca de 3.200 postos de saúde, das 8h às 17h, e a meta é vacinar 95% do público-alvo, que é de cerca de 12,9 milhões no Estado.
Em Presidente Prudente, 12 postos de saúde abrem hoje, das 8h às 12h, com o objetivo de atualizar a carteira de vacinação do público infantil (6 meses a 5 anos) e, principalmente, ampliar a cobertura vacinal da poliomielite, que está na casa dos 60%, conforme levantamento de março. 
Ainda neste sábado, no mesmo horário, na unidade central do Corpo de Bombeiros, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) realiza a quinta edição do "Vacina Fest" para marcar o início da vacinação infantil contra a gripe e o sarampo.Também estarão disponíveis, a todo o público da campanha, tanto adulto quanto infantil, os imunizantes contra a Covid-19.
Muitos pais, com a correria do dia a dia, nem se lembram onde está a caderneta dos pequenos, quem dirá as datas em que as vacinas deveriam ser tomadas. Alguns não se preocupam mesmo ou até duvidam da eficácia dos imunizantes. Total irresponsabilidade.
Para quem alega falta de tempo, hoje é uma boa oportunidade. Ainda que você não integre o público-alvo da campanha, faça sua parte, orientando amigos, familiares e vizinhos e se imunizarem, informando sobre as vacinas, postos e horários de atendimento. Prevenir é bem mais fácil do que tratar!


 

Publicidade

Veja também