Campanha do Banco de Leite busca ampliar doações

Conforme coordenadora Marilza Lourenção, arrecadação chega a 80 litros por mês, aquém dos 130 litros necessários

PRUDENTE - André Esteves

Data 18/05/2016
Horário 09:43
Durante esta semana, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), por meio do Banco de Leite Humano de Presidente Prudente, promove a Semana da Doadora de Leite Materno. A programação conta com palestras e orientações sobre o assunto nas UBSs (Unidades de Saúde Básica) e ESFs (Estratégias de Saúde da Família). De acordo com a coordenadora do Banco de Leite, Marilza Lourenção, o objetivo da campanha é ampliar o número de doadoras cadastradas na unidade e conseguir arrecadar o suficiente para oferecer a bebês prematuros internados em hospitais da cidade. "Hoje temos 65 mães no programa, no entanto, a adesão é baixa. O ideal seria que arrecadássemos 130 litros de leite por mês, mas só estamos conseguindo 80", relata.

Jornal O Imparcial Banco de Leite está com baixa adesão e busca doadoras

Além de conscientizar sobre a importância da doação, a campanha visa incentivar as mães a terem uma alimentação saudável para melhorar a qualidade da amamentação. Para isso, uma equipe de nutricionistas do Nasf (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) foi escalada para prestar, até sexta-feira, orientações a gestantes e público em geral nas salas de espera das unidades de saúde.

Na segunda-feira, a nutricionista Juliana Santiago Santos se reuniu com o grupo de gestantes da ESF do bairro Primavera a fim de compartilhar instruções sobre técnicas de amamentação. De acordo com a profissional, o nutricionista tem papel fundamental na conscientização sobre a importância da alimentação saudável, visto que isso interfere diretamente no aleitamento. "É essencial que a mulher possua hábitos alimentares saudáveis e equilibrados. Quando está amamentando, ela sente muita sede, então, é preciso que esteja sempre hidratada, pois isso aumenta a produtividade do leite. Também sugerimos que a mãe evite bebidas alcoólicas e cigarro e não exagere no consumo de cafeína", expõe.

Dando sequência à programação, Marilza esteve ontem na ESF do bairro Nova Prudente para contemplar mães e gestantes com a campanha. Já hoje, a ação fica por conta da nutricionista residente Ana Malheiros, que orientará o grupo de gestantes da ESF do bairro Montalvão.

 

SAIBA MAIS


DOAÇÃO


De acordo com Marilza, o medo de faltar alimento para o seu filho não deve ser impedimento para a mulher que deseja doar, pois a ação não diminui a produtividade do leite. Em Presidente Prudente, a interessada em realizar a doação deve entrar em contato com o Banco de Leite Humano pelo telefone 3226-3430. Uma equipe será enviada ao endereço da doadora com o material necessário.

 

PROGRAMAÇÃO


 

HOJE


Grupo de gestantes da ESF Montalvão


Público: Gestantes

Horário: 13h

Profissional envolvido: Ana Malheiros (residente de Nutrição)

 

HOJE ATÉ SEXTA-FEIRA

Orientações nas salas de espera das unidades de saúde

Público: Gestantes, familiares e público em geral

Horário: 7h30 e 13h

Profissionais envolvidos: Juliana Santiago Santos (nutricionista do Nasf), Raphael Bongiovani (nutricionista do Nasf), Flávia Pellozo (nutricionista da Atenção Básica), Carolina Ferraz Morata (nutricionista da Atenção Básica) e Ana Malheiros (residente de Nutrição)

Fonte: Banco de Leite Humano

 
Publicidade

Veja também