Campanha do m² em prol do Santuário de Santo Expedito segue a todo vapor

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 27/12/2022
Horário 04:55
Foto: José Costa
Totens com azulejos dos colaboradores
Totens com azulejos dos colaboradores

Todos os devotos, ou mesmo colaboradores para a grande obra de construção do Santuário de Santo Expedito, podem continuar a fazer suas doações, dentro da campanha do metro quadrado. Nada foi alterado da proposta inicial. Desta forma, as pessoas de bom coração que queiram dar sua colaboração podem continuar assim a fazer. Esses colaboradores adquirem o direito de colaborar e recebe um azulejo, com seu nome e a cidade de origem.

LEMBRANÇA
Esse azulejo personalizado é a marca do colaborador, quando a peça artisticamente é colocada em totens na parte externa da obra e protegida também por frondosas árvores. Como são mais de 15 mil azulejos, existe um caminho fácil para se localizar, pois um militar da reserva residente em Santo Expedito elaborou um programa que facilita essa identificação imediatamente.

DEPOIMENTO
Maria Aparecida de Souza, de Presidente Prudente, faz um depoimento importante. Ela é devota de Santo Expedito, mas confessa que sabia pouco sobre o santo e que adquiriu muitas informações através desta coluna. “Não deixo de ler esse trabalho todas as terças-feiras”, diz ela. Espera que mais detalhes da vida do santo seja publicada.

SAIBA MAIS
Santo Expedito é muito popular, mas nem todos os fiéis atentam para a mensagem central de sua vida: não deixe para amanhã a mudança de vida que você deve fazer HOJE! Ele foi um militar que viveu no século IV, e comandava uma legião de soldados do Império Romano. Ao conhecer a Boa Nova, desejou se converter, mas ficava adiando indefinidamente seu “sim” a Cristo. Afinal, ele sabia que se tornar cristão poderia lhe colocar em uma situação altamente perigosa, então, sempre se abraçava a alguma desculpa para deixar esse passo para depois. 

MAS CHEGOU O DIA
Finalmente, chegou o dia em que Expedito teve a coragem de vencer a tentação. Essa vitória foi simbolicamente representada, em sua iconografia, da seguinte forma: um corvo emitindo o seu típico grasnido – CRAS, que em latim significa AMANHÃ. Representa Satanás sugerindo continuamente que Expedito deixasse sua conversão para o futuro; o santo pisa no corvo, mostrando que venceu a tentação; o santo ergue a cruz, que exibe a palavra HODIE – que significa HOJE.

TENTAÇÃO DE ADIAR
Seguir o exemplo de Santo Expedito pode ser o fator decisivo entre a nossa salvação e a nossa condenação eterna. Quantas vezes nossa consciência nos acusa de algum erro, mas pensamos: “Sei que tenho que mudar isso, mas hoje não dá por isso e por aquilo. Quando a situação ficar mais favorável eu tomarei essa atitude”. A tentação de adiar a conversão também foi sofrida por Santo Agostinho, como ele mesmo revelou: Mas eu, adolescente desventurado em extremo, tinha chegado a pedir-te a castidade dizendo: “Dai-me a castidade e a continência, mas não agora”.

AS CONVERSÕES
Há dois grandes problemas nisso: 1) quanto mais tempo permanecemos no pecado, mais acumulamos males e culpas, cujas penas geradas teremos que pagar até “o último centavo” (Mt 5,26); 2) o amanhã não existe, e não passa de uma possibilidade. Só temos o “hoje” para dizer sim ou não a Jesus. A verdade é que nem sabemos se estaremos vivos amanhã! Santo Expedito veio para nos alertar sobre isso.

TROVAS
As trovas publicadas em cada coluna são feitas especialmente após a elaboração da mesma. Desde que citada a fonte, podem ser usadas normalmente.

FÉ EM TROVAS
Os santos estão com Deus
Por serem homens benditos
Dentre eles sei que está
Meu grande Santo Expedito.
                            (José Costa)

Publicidade

Veja também