Campanha fomenta prevenção ao câncer de boca

Atendimentos oferecidos pelas UBSs e ESFs da cidade visam identificar presença de lesões suspeitas, principalmente, em idosos

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 29/04/2017
Horário 08:36
 

O aparecimento de lesões na boca é visto muitas vezes de forma inocente, no entanto, requer atenção especial caso a cicatrização não ocorra em um prazo máximo de 15 dias, já que esses sinais são um dos principais sintomas do câncer de boca. O Inca (Instituto Nacional de Câncer) estimou para 2016 o surgimento de 15.490 casos da doença no país, sendo que 11.140 acometeram o público masculino. Tendo isso em vista, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Presidente Prudente desenvolve, paralelamente à Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, uma ação que busca prevenir e identificar o câncer de boca de forma precoce. Assim como na campanha de imunização, o público mais visado são as pessoas acima de 60 anos, que estão suscetíveis ao problema em função dos traumas aos tecidos, causados pelo uso inadequado de próteses dentárias.

Jornal O Imparcial Atendimentos ocorrem até 19 de maio em unidades de saúde

De acordo com o cirurgião dentista da UBS (Unidade Básica de Saúde) da Cohab – Cohabão –, Sérgio Antônio Carnellós, isso não quer dizer que os demais públicos não serão atendidos pela campanha. A demanda espontânea também pode procurar o serviço de saúde bucal de qualquer UBS ou ESF (Estratégia da Saúde da Família) do município. Segundo o profissional, a promoção desse tipo de atendimento se faz necessária, porque normalmente a pessoa ignora uma lesão de longa duração ou então desconhece a sua presença.

Ao fazer a avaliação, os odontologistas da rede municipal conseguem verificar sinais suspeitos e concluir se eles implicam em uma ameaça para a saúde do paciente. Em 2016, a campanha resultou no diagnóstico de dois casos de câncer bucal e, como aponta Antônio, o objetivo é justamente detectá-los o mais cedo possível, para a maior eficácia do tratamento.

Sérgio observa que os principais fatores de risco para o desenvolvimento da patologia é o tabagismo, o consumo de bebidas alcoólicas, próteses mal adaptadas, diabetes, hereditariedade e a exposição solar, sobretudo em pessoas de pele muito clara. Já o Inca destaca que os sintomas são, além das lesões, manchas e placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca e bochecha; caroços no pescoço; e rouquidão persistente. Nos casos mais avançados, manifestam-se a dificuldade de mastigação e de engolir; dificuldade na fala; e sensação de que há algo preso na garganta.

Sérgio esclarece que, nos atendimentos das UBSs de Prudente, se algum caso suspeito é levantado, o paciente é encaminhado para o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) para a realização da biópsia e, se confirmada a patologia, o início do tratamento.

O aposentado Severino Liberato do Araújo, 75 anos, passou pelo Cohabão na manhã de ontem e aceitou o convite para fazer o exame intra e extrabucal. "Considero a prevenção importante, pois depois que o problema aparece, pode ser tarde", comenta. Os atendimentos nas unidades de saúde municipais seguem até 19 de maio, sendo que, neste intervalo de tempo, ocorre o Dia D da mobilização, marcado para o dia 13, quando a campanha ganhará maior ênfase por parte dos serviços públicos. Os interessados em fazer a sua avaliação podem procurar o posto mais próximo de sua casa, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

 
Publicidade

Veja também