Campanha vai ofertar exames gratuitos para Covid-19 em Prudente

Iniciativa conta com doações da sociedade civil para a aquisição dos testes, que custam R$ 80 cada; resultados ficarão prontos no mesmo dia

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 29/06/2021
Horário 13:13
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Amostras serão coletadas por meio de cotonetes de nariz e garganta
Amostras serão coletadas por meio de cotonetes de nariz e garganta

O Rotary Club Rosa dos Ventos de Presidente Prudente lançou a campanha “Resultados rápidos salvam vidas”, que visa ofertar à população prudentina testes rápidos e gratuitos para a Covid-19

A ação é em parceria com a UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região), Codepp (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Presidente Prudente) e os laboratórios Exame, Marlene Spir, Mastellini, Tiezzi e Unilab.

Para isso, a aquisição dos testes (RT-PCR) será feita por meio da contribuição da sociedade civil. Cada um custa R$ 80 e a doação deverá ser efetuada por meio de Pix, 10.207.557/0001-51 (Rotary Club de Presidente Prudente Rosa dos Ventos), ou transferência bancária (Banco 756 - Agência 4446 - Conta: 802-8).

Conforme o presidente da UEPP, Renato Mungo, a coleta será realizada nas UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) de Prudente e no Centro de Triagem da Covid-19, que fica localizado na Praça da Juventude e Longevidade Lucas Nalini Paschoalin, na Cohab. Os testes serão enviados aos laboratórios parceiros citados. Já o resultado estará disponível no mesmo dia. 

RT-PCR

Considerado o padrão ouro para diagnosticar a Covid-19, o RT-PCR constata a presença do material genético do Sars-Cov-2 na amostra do paciente. O indicado é que seja feito após o 4º dia de início dos sintomas ou após contato com infectado. As amostras são coletadas através de swabs (cotonetes) de nasofaringe (nariz) e orofaringe (garganta).

Publicidade

Veja também