Campanha visa realizar 5 mil testes para ISTs

Ação, que segue até 6 de dezembro, prevê 2,5 mil exames para HIV e outros 2,5 mil para sífilis; objetivo é fazer o diagnóstico precoce das infecções

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 26/11/2019
Horário 18:08
Arquivo - Intuito é diagnosticar as pessoas que podem ser portadoras do HIV o mais rápido possível
Arquivo - Intuito é diagnosticar as pessoas que podem ser portadoras do HIV o mais rápido possível

Em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, lembrado em 1° de dezembro, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), por meio do Ambulatório Médico Municipal, o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), realiza a campanha "Fique Sabendo".

A ação, que teve início no dia 19 deste mês e se estenderá até 6 de dezembro, tem como meta realizar 5 mil testes, sendo 2,5 mil para HIV (vírus da imunodeficiência humana) e os outros 2,5 mil para sífilis. Nos locais, além de testagem, são entregues insumos de prevenção e panfletos orientativos sobre as demais ISTs (infecções sexualmente transmissíveis).

Conforme o coordenador do CTA, Jefferson Saviolo, embora o público-alvo da campanha seja formado por jovens de 19 a 35 anos, “faixa etária que registra maior incidência de casos positivos em Prudente”, todas as pessoas podem realizar a testagem, “principalmente as que tiveram relações desprotegidas”.

“O objetivo da campanha é diagnosticar as pessoas que podem ser portadoras do HIV o mais rápido possível - o que chamamos de diagnóstico precoce. Isso resulta em melhor qualidade de vida e aumenta a perspectiva de vida do paciente”, acrescenta.

Seguindo o cronograma da campanha, hoje, a equipe do CTA estará no Anfiteatro 4 da Unesp (Universidade Estadual Paulista), das 19h às 22h. Na quinta-feira, a ação será realizada novamente na universidade, sendo das 8h às 11h e das 19h às 22h.

Já na próxima segunda-feira, dia 2, o posto volante será na Praça Nove de Julho, das 8h30 às 11h, e no Hospital do Câncer, das 13h30 às 16h. Nos dias 3 e 4, a ação será promovida junto aos colaboradores da Santa Casa de Misericórdia. No dia 5, no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), das 8h às 11h e das 13h30 às 16h. Por fim, no dia 6, a iniciativa será realizada em empresas privadas.

Segundo informa Jefferson, devido aos postos volantes durante a campanha "Fique Sabendo", o CTA não terá expediente para realização de testes. Ele pontua ainda que todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e ESFs (Estratégias de Saúde da Família) estão envolvidas na iniciativa e também realizam a testagem.

 

Serviço

Após a campanha, o expediente para testagem no CTA volta ao normal. Os horários são os seguintes: de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 10h e das 13h às 15h, e às sextas-feiras, das 7h30 às 10h. O telefone para mais informações é o 3221-1366.

Publicidade

Veja também