Campanha visa realizar 7 mil testes rápidos de HIV e sífilis

Nesta semana, exames são realizados gratuitamente em diversos pontos estratégicos da cidade, incluindo UBSs e ESFs; hoje ocorre “Dia D” da ação, com horário estendido de atendimento

PRUDENTE - ANNE ABE

Data 28/11/2017
Horário 12:34
José Reis
José Reis

Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, lembrado nesta sexta-feira, 1º de dezembro, o Programa DST/Aids de Presidente Prudente iniciou ontem a campanha Fique Sabendo. A ação consiste em intensificar a realização de testes de HIV e sífilis em pontos estratégicos e em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e ESFs (Estratégias Saúde da Família) da cidade. Além disso, hoje ocorre o “Dia D” da campanha, em paralelo ao Novembro Azul, em que as unidades de saúde irão atender a população até às 22h, favorecendo aqueles que não conseguem buscar atendimento durante o expediente convencional. O Programa DST/Aids estima realizar 7 mil testes rápidos de HIV e sífilis no período.

De janeiro a novembro deste ano, 67 pessoas foram diagnosticas com HIV em Prudente, sendo 51 homens e 16 mulheres.  Segundo o coordenador do programa, Jefferson Antonio Saviolo, o objetivo da campanha é alertar a população quanto à importância da prevenção e diagnóstico precoce das DSTs (doenças sexualmente transmissíveis). Nesse sentido, visa realizar cerca de 7 mil exames no município, sendo metade para HIV e a outra parte para sífilis. “Com a campanha, buscamos diagnosticar precocemente os portadores das doenças. Assim, melhorar a qualidade e a perspectiva de vida deles”, declara.

O coordenador pontua que há 849 portadores de HIV sendo atendidos pelo ambulatório do programa em Prudente, que também abrange a região. Destes, 776 são residentes da maior cidade regional. “Ainda existe um estigma em torno do HIV, embora a população tenha feito cada vez mais o teste”, diz sobre o cenário atual da doença.

Os testes duram 20 minutos e, em caso de resultados positivos, o coordenador explica que a pessoa será encaminhada ao serviço especializado para realizar outros exames mais detalhados, igualmente gratuitos. Em seguida, iniciará o tratamento com uma equipe de multiprofissionais e será inserida no serviço do programa. “O importante é não ficar na dúvida e realizar o exame o mais rápido possível. Mesmo que não consiga participar da campanha, pode buscar atendimento nas unidades de saúde ao longo do ano”, pontua.

 

Presidente Venceslau

A campanha também está sendo realizada em outras cidades da região, como Presidente Venceslau, onde os atendimentos para os testes estão ocorrendo nas ESFs, no horário das 7h30 às 10h30 e das 13h e às 16h30; ou no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), situado na Rua Comandante Antenor Pereira, 10, centro. Para fazer os exames não é necessário estar em jejum, levar somente o CNS (Cartão Nacional do SUS) e RG. Os atendimentos seguem na quinta-feira, das 16h às 20h, em que haverá a ação “Extra Muro”, na Praça da Feira, localizada na Rua Álvaro Antunes Coelho. E no sábado, das 8h às 14h, com o “Dia D” de Mobilização Nacional de Prevenção e Testagem para HIV e Sífilis, no CTA.

Publicidade

Veja também