A Câmara Municipal de Presidente Prudente prestou uma homenagem ao cabo PM José Roberto Vesco, do 8º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), em reconhecimento à sua atuação destacada na 7ª Competição Sul-Americana de Cães de Trabalho, conhecida como K9 Olympics Brasil. O policial, acompanhado de sua parceira, a cadela K9 Kira, sagrou-se campeão geral do evento, que ocorreu em Florianópolis, Santa Catarina, de 14 a 18 de outubro de 2024.
O feito da dupla concedeu ao cabo Vesco uma vaga para participar do K9 Olympics Mundial, que será realizado nos Estados Unidos. A homenagem, por iniciativa do vereador Mauro Neves, foi celebrada com a entrega de um Cartão de Prata, destacando a elevação do nome do Estado de São Paulo e de Presidente Prudente no cenário internacional.
A equipe do Canil do 8º Baep, sediada em Presidente Prudente, foi composta por outras duplas que também obtiveram resultados expressivos na competição: o cabo Velasco com a K9 Ravena e o cabo Franco com a K9 Bolt. Os policiais, supervisionados pelo subtenente Júnior, competiram em diversas modalidades, como detecção de drogas, busca e captura e guarda e proteção, conquistando o terceiro lugar geral na modalidade Guarda e Proteção e o segundo lugar em Busca e Captura. A atuação exemplar de Vesco e Kira, no entanto, garantiu o primeiro lugar geral na somatória de pontos.
O evento reuniu 65 competidores, entre militares e civis do Brasil e do exterior, e foi um palco para a troca de técnicas e experiências. Segundo o capitão Henrique Ramos, comandante da 1ª Companhia de Ações Especiais do Baep, a competição é importante, mas o trabalho diário da equipe é o mais valioso. "A competição pra nós é um detalhe frente aquilo que esses policiais realizam todos os dias", afirmou. O capitão destacou a expertise dos policiais, que, além do treinamento, possuem conhecimentos em áreas como veterinária e química para operar com os cães.
O subtenente Júnior, que comandou o Canil por anos, enfatizou a importância do trabalho da equipe, que é referência na região e no Estado. Ele mencionou a vice-liderança de Vesco em 2023 e a contribuição de outros membros para o sucesso do Canil, que completa 41 anos de existência. "Nós não somos apenas um grupamento, nós nos tornamos uma família", disse ele.
Em seu discurso, o subtenente citou uma frase do capitão Ramos, comparando a dedicação do cabo Vesco à honra de Davi para com seus animais. "Vesco é o homem que tem honra pelos animais, fazendo um comparativo. E aquele que honra os animais, imaginem como deve honrar os homens e a Deus. O exemplo de dedicação do policial e a parceria com a K9 Kira são uma inspiração para o trabalho da Polícia Militar”, completou.
Cedidas
Cabo PM José Roberto Vesco, do 8º Baep, e a cadela K9 Kira, campões gerais da 7ª Competição Sul-Americana de Cães de Trabalho, conhecida como K9 Olympics Brasil
Capitão Ramos, comandante da 1ª Companhia de Ações Especiais do Baep destacou a expertise dos policiais que, além do treinamento, possuem conhecimentos em áreas como veterinária e química para operar com os cães
Subtenente Junior, ex-comandante do Canil: “O exemplo de dedicação do policial Vesco e a parceria com a K9 Kira são uma inspiração para o trabalho da Polícia Militar”