Candidato a presidente

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 23/10/2022
Horário 05:10

Faltando cerca de um mês e meio para a eleição de renovação da mesa diretora da Câmara Municipal de Presidente Prudente, Mauro Neves (Podemos) busca o apoio dos demais vereadores para ser candidato a presidente.

ELEIÇÃO NO RECESSO
A eleição será no dia 8 de dezembro, três dias depois da última sessão ordinária no dia 5. Em seguida terá início o recesso parlamentar, que irá até 31 de janeiro; seguindo o Regimento Interno.
TENDÊNCIA HISTÓRICA
Considerando o histórico da Câmara Municipal de mais de dez anos, a tendência é de chapa única. O atual presidente Dermerson da Saúde (PSB) está completando quatro anos na função, eleito e reeleito sem que houvesse disputa.
QUATRO ANOS DE CADA
O antecessor do atual presidente foi Enio Perrone (atual União Brasil e que era do PSD); eleito e reeleito na mesma situação de chapa única. Na sua reeleição o vice foi Dermerson da Saúde, que se mantém no mesmo partido.
COM EXPERIÊNCIAS
Dos 13 vereadores atuais, têm experiência prática de atuação na mesa diretora, além de Demerson e Enio, os atuais vice-presidente William Leite (MDB) e o 1º secretário Mauro Neves. Três que já passaram por outras legislaturas nunca estiveram na mesa.
OUTRAS LEGISLATURAS
Estiveram em outras legislaturas: Douglas Kato, Ivan Itamar e Wellington Bozo, atualmente no PTB, PSB e MDB. Havia um tempo em que, em ano de posse legislativa, o mais votado assumia a presidência. Não foi assim com Douglas no ano passado.
PRIMEIRO MANDATO
Vereadores de 1º mandato e que ainda não fizeram parte da mesa: Joana D´Arc (PSB), Joãozinho da Saúde (União), Professor Negativo (Podemos), Miriam Brandão (Patriota), Nathalia Gonzaga (PSDB) e Tiago Oliveira (PTB).
ÚLTIMA DISPUTA
O Plantão buscou a ajuda do analista político Laércio Alcântara para saber quando ocorrem as últimas disputas pela presidência da Câmara. A informação é de que foi em 2009, quando o prefeito Milton Tupã (atual União) tomou posse e apoiou Izaque Silva.
VALEU O APOIO
Para marcar posição, a ala ligada a Ed Thomas, que havia disputado a prefeitura com Tupã, lançou seu candidato com a articulação do então vereador Osvaldo Bosquet. Porém, Izaque Silva foi eleito, quando estava PSDB, e hoje é vice-prefeito pelo PL. 
NAS SECRETARIAS
O Plantão conversou com o prefeito Ed Thomas (PSB) que esteve nas últimas quarta e quinta-feira em secretarias de governo e cumpriu outras agendas em São Paulo. Foi tratar de convênios a serem retomados após as eleições e sobre obras.
PARCERIA SEBRAE
Esteve com o presidente do Sebrae, Marcos Vinholi, tratando de parcerias em projetos da educação, assistência social e desenvolvimento econômico. Também esteve com deputados em busca de recursos, através de emendas.
PELA CONTINUIDADE
O prefeito disse que o governador Rodrigo Garcia (PSDB) tem honrado os compromissos; e falou de seu apoio à eleição de Tarcísio de Freitas (Republicanos) para o governo de São Paulo, para que tenham continuidade os projetos e obras em Prudente.

Publicidade

Veja também