Candidatos de 5 cidades

Toninho Moré - ESPECIAL O IMPARCIAL

COLUNA - TONINHO MORÉ

Data 18/09/2020
Horário 03:37

Após a realização das convenções partidárias, já foram definidos os candidatos a prefeito, vice e vereador das cidades de todo o país. Na microrregião de Presidente Venceslau são 21 candidatos ao cargo majoritário em cinco cidades. 

Presidente Epitácio

Presidente Epitácio, cidade com 44.389 habitantes, tem cinco candidatos a prefeito para as próximas eleições municipais. São: Cássia Furlan (PSDB), com o vice o vereador Moisés; Renato de Paula (PSL), com o vice Policial Evanice; Guilherme Duque (PT), com Ana Rafaela Rodrigues Paião; Cláudio do Itaverá (PSB), com o advogado Carlos Rossato; e Claudinei Móveis (MDB), com André da Mãe D’água de vice. Será uma disputa acirrada. Cássia Furlan, atual prefeita, tenta a reeleição.

Novos nomes em Epitácio

Estas eleições têm perfil diferente das passadas. Em todas estas cidades candidatos novos despontaram para a disputa. Em Presidente Epitácio, dos cinco que concorrem, dois são novos, Claudinei Crivelli, empresário do ramo de móveis, e Guilherme Duque, tradicional integrante do Partido dos Trabalhadores e agricultor familiar.

Marabá Paulista

Também diferente das eleições passadas, tradicionalmente com dois candidatos, Marabá Paulista neste ano tem quatro chapas na disputa. O prefeito Miguel Duarte Costa (PSDB) tenta a reeleição, tendo ao seu lado o vice Pedro dos Santos (PSDB). O vereador Aparecido Nascimento Sobral forma chapa dentro do PSOL com Vilmar de Oliveira. Também o vereador Carlos Alberto dos Santos (Badaró), do PT, faz dobradinha no partido com o vice Lourival Viana. O advogado e radialista Edson Roberto Barbosa, do PDT, faz chapa com a esposa Ângela Regina Rocha Barbosa do mesmo partido. 

Novos nomes em Marabá

Dos quatro nomes de Marabá Paulista, apenas o de Edson Roberto Barbosa ainda não fez parte dos meios políticos da cidade. Barbosa já foi vereador em Presidente Venceslau, mas tem laços afetivos com Marabá Paulista por causa da família, que é da cidade, e neste ano resolveu disputar o cargo de prefeito. Badaró e Sobral são vereadores nas últimas duas legislaturas e pela primeira vez vão para disputa do cargo majoritário.

Eleições em Piquerobi

Na cidade de Piquerobi duas chapas estão homologadas para a disputa. São as que pertencem aos dois grupos que nos últimos anos se alternam no comando político da cidade. O prefeito Valdir Lopes de Oliveira, o “Dudu”, já cumpriu dois mandatos e não pode disputar as eleições. Ele apoia Adriana Crivelli (MDB), ex-secretária de Saúde de sua administração. Com ela na chapa está o atual vice-prefeito Augusto de Brito (DEM). A outra chapa vem do outro líder político da cidade, Advaldo Giacomelli, que se encontra impedido de disputar o cargo. Seu filho Gustavo Giacomelli (PSDB) entrou para a política sendo cabeça de chapa, e como vice Angela de Haro (Podemos). 

3 novos e 1 tradicional

Notem em Piquerobi que o cenário político é novo. Os políticos tradicionais apoiam as candidaturas. Adriana Crivelli nunca se candidatou. Mesma situação de Gustavo Giacomelli e Angela de Haro. Augusto é vice de Dudu no segundo mandato. 

Mesma disputa em Caiuá

Em Cuiabá (MT), a prefeita Rute Almeida (PTB) tentará a reeleição. Ela continua a dobradinha com Adenildo Pinheiro. O candidato antagonista é o mesmo das eleições passadas, Edvaldo Guedes de Melo, o “Vado” (SD). Seu vice é o pastor José Antonio. Em Caiuá, se repete a disputa das eleições passadas. 

Cenário em Venceslau

A cidade terá um pleito inédito. Nunca houve tantos candidatos disputando o cargo majoritário nas eleições municipais. Neste ano serão oito. Entre os candidatos somente um deles já foi prefeito e ex-prefeito. Os eleitores olham o futuro pleito com surpresa e a conversa na cidade, além do assunto em torno da pandemia, também gira em torno dos inúmeros candidatos. 

Candidatos de Venceslau

O primeiro a firmar candidatura foi o vereador Tufy Nicolau Jr, junto com o também vereador Ademir Souza da Silva, conhecido como Mestre Tota. Os dois são advogados e pertencem ao PSDB. A segunda candidatura foi do ex-prefeito e atual vice Ovaldo Melo (PT), ao lado do advogado e radialista Élcio Jr. (MDB). A terceira é de Marcelo Roncolato (PL) com Célia Dourado (PL). Em seguida vieram as candidaturas de Bárbara Vilches e Everton Enfermeiro (PV), Fernando Hamada e Carlos Alberto Marrone (Pros), Lucimara Dias e Rodolfo Seddig (PSD), Lauren César Lima e Donizete Oliveira Cunha (PRTB) e João Paulo Rondó ao lado de Patrick Ernane da Silva Moreira (PSB).

Veja também