Caneta na mão: é tempo de vestibular

OPINIÃO - Laís Ernesto

Data 03/06/2022
Horário 04:30

Se você está no período de procura por um curso do ensino superior ou conhece alguém que passa por essa fase, com certeza vive alguma indecisão. Mas, hoje, vamos tratar sobre a escolha: ingressar na faculdade no início do ano ou no segundo semestre?
São inúmeras as oportunidades e possibilidades. E, apesar de ser bastante comum jovens e adultos optarem por começar o curso de graduação no início do ano, ingressar no segundo semestre pode, sim, ser muito vantajoso.
Para quem tem a certeza do passo a ser dado, o ideal é logo fazer suas pesquisas, participar do processo seletivo e dar início ao sonho de se formar em uma profissão.
Uma dúvida que precisa ser sanada é com relação à qualidade do ensino. Não há mudanças, por parte das instituições, da oferta de uma educação de qualidade e o “calouro” continua com seu devido valor.
Algumas pessoas optam em unir a conclusão do ensino médio com o ensino superior. E essa também é uma opção bastante comum. Para isso, algumas IES (Instituições de Ensino Superior) oferecem a oportunidade de fazer a prova do vestibular e reservar a vaga para o início do próximo ano.
Essa é uma dica para quem quer já garantir a sua vaga e não correr o risco de perder a oportunidade, enfrentando, assim, uma menor concorrência.
A resposta certa é que não há exatamente o melhor ou pior período para ingressar em uma graduação. Você é quem deve observar qual o momento mais adequado de acordo com a sua rotina, os ensejos e seus objetivos.
Além disso, podemos citar ainda os cursos da EAD (Educação a Distância). Com a modalidade, que oferta inúmeros diferenciais relacionados à flexibilidade de rotina, é possível ingressar a qualquer momento, independente do início de um novo semestre.
Logo logo, as instituições iniciarão o cronograma de provas de vestibular, resultados e entregas de documentos para matrículas. Vale ficar atento aos meios de comunicação da IES e escolher o melhor momento para iniciar seu curso.
 

Publicidade

Veja também