Cantor Martinho da Vila é homenageado durante a 95ª edição do sarau da APE

Encontro ocorre às 19h, no Auditório Sebastião Jorge Chammé, no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente. A entrada para o evento é um quilo de alimento não perecível que será destinado depois à Associação de Peregrinação do Rosário

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 20/05/2017
Horário 11:16

Brasil, meu Brasil brasileiro! Na resenha do 95º Sarau Solidário da APE (Associção Prudentina de Escritores), "Como é duro trabalhar!", Martinho da Vila nos lembra "As festas, as festas.../Levam todo meu dinheiro". Martinho, Martinho, já nos levaram à bancarrota mesmo trabalhando direitinho. O encontro ocorre às 19h, no Auditório Sebastião Jorge Chammé. A entrada é um quilo de alimentos não perecível que será destinado depois à Associação de Peregrinação do Rosário.

Jornal O Imparcial Duo Raízes da Esperança conversa com o público presente através da música raiz

Segundo o presidente da associação, Carlos Francisco Freixo, a turma tem alguns temas já previstos e colocam na sequência para sua pesquisa, produção e execução dos trabalhos.

"Naturalmente que este tema – já previsto anteriormente – nos faz lembrar de todo o trabalho que o brasileiro desenvolve assegurando toda esta riqueza que faz nosso país", expõe Freixo que cita em seguida que naturalmente que Toquinho e Vinícius de Moraes lhes dão o mote: "Fui caminhando, caminhando/à procura de um lugar/ com uma palhoça, uma morena/ e um cantinho pra plantar./ Achei a terra, vi a casa/ só faltava capinar/ mas sem o colo da morena/ quem sou eu pra me abusar".

Conforme Freixo, que é um verdadeiro poeta, o sentido da vida é compartilhar todo o empenho e resultado em família. E tendo, sim, suas festas, a celebração pela vida.

"Como nossa vida é uma ‘roda-viva’ parece, apenas, que é pouco e exige-se cada vez mais do trabalhador uma produção sempre crescente, com resultados econômicos cada vez mais satisfatórios como se fosse proibido fazer festas. E todo noticiário nos fala da imensa crise que abala o mundo. E até nosso sambista Martinho da Vila fica preocupado, pois ‘As festas, as festas.../Levam todo meu dinheiro’", pontua o presidente.

Seriedade com alegria

Freixo destaca que os temas são sempre tratados de modo sério, mas também com humor, com lirismo. São sempre reflexões que não permitem a nós uma passividade diante de tantas dúvidas sobre o futuro que se apresenta.

"Ainda assim, a cada Sarau Solidário a celebração da vida, da amizade, a parceria, o desejo de compartilhar momentos juntos nos faz cada vez mais fortes. E quando a manhã chega, depois dos estranhos cochichos da noite, o trabalhador se coloca de pé para que um novo dia aconteça. E segue em frente", comenta o escritor.

Para trabalhar este tema dentre vários amigos da arte em suas diversas linguagens o sarau desta noite contará com a presença dos compositores J. J. Samogim, Rodrigo Campos, Duo Raízes da Esperança;  Diego e Bianca;  Raquel e Wágner; Carlos C.G.Gomes; Thomas e Suzanne. A artista plástica Mara Soares estará mostrando sua arte com mosaicos.

Toda essa arte é envolvida com performances teatrais e trabalhadas com prosas e versos de escritores prudentinos e outro clássicos, dentre eles: Angela Afonso, Apparecida Soares Correia, Carlos C. G. Barbosa, Diego Villas Boas, Fábio Sant’Anna, Felipe Andrade Farah, Marcelo Zorzetto, Marcos Fiorentino, Paula Hanke, Rodrigo Campos, Rodrigo Jancke Vinicius de Oliveira, Suley Mara Rodrigues, Thalita Campos, Neucélia Félix e Vânia Méscua.

Junho e julho

A associação já definiu os dois próximos encontros. O 96º que será no dia 17 de junho trazendo o tema: "Em Sua Companhia" com a resenha: "De todas as noites estreladas, em sua companhia, há intensidades e suavidades, mão na mão, olhos nos olhos, e um mundo a ser construído a partir de nós dois".

E no dia 15 de julho acontece a 97ª edição "Entre A flor e a semente", de Ana Jácomo: A inspiração nascida e crescida dentro da gente, germina em silêncio e nos assusta quando se apresenta. Na construção da vida, "Paciência é o intervalo entre a semente e a flor".

Veja também