Capitão Blood

DignaIdade

COLUNA - DignaIdade

Data 01/12/2020
Horário 06:03

“Capitão Blood” foi um dos grandes filmes de aventura produzidos na era de Ouro de Hollywood pelos estúdios Warner Bros, em 1935 e dirigido pelo mestre da ação Michael Curtiz. O filme levou ao estrelato a dupla romântica central formada por Errol Flynn (1909-1959) e Olivia de Havilland (1916-2020) que, devido à empatia junto ao público, estrelariam ainda outros oito títulos para o estúdio. Na trama em 1685, o médico inglês Dr. Peter Blood (Flynn) é injustamente acusado de traição e levado a trabalhar como escravo em uma plantação na Jamaica. Ao salvar o governador local de uma crise de gota, Blood adquire reconhecimento e se apaixona pela sobrinha do dono da plantação Arabella (De Havilland). Liderando os escravos numa revolta, Blood se torna pirata no Caribe e readquire o status de herói na Inglaterra com a deposição do Rei James por William de Orange. Matiné em preto e branco com muita ação e duelos de esgrima entre Flynn e o vilão Basil Rathbone. 

“Por que o idoso não pode doar sangue?”

Doar sangue é um ato voluntário que pode ajudar a salvar muitas vidas. Muitas condições debilitantes e emergenciais podem necessitar da transfusão de sangue como método terapêutico fundamental (particularmente as hemorragias agudas, os pós-operatórios de grandes cirurgias e o tratamento de anemias de diversas causas). Em cada doação, uma pessoa tem extraídos no máximo 450 ml de sangue e isto pode ajudar a salvar até quatro vidas. As épocas de festas, feriados e final de ano sempre representam uma possibilidade de baixa dos estoques, pois há um menor engajamento no ato de doar nestas circunstâncias. A doação é um ato de solidariedade, mas também é necessário que o doador preencha requisitos básicos para sua segurança e para aquele que irá receber o sangue. A doação de sangue só pode ocorrer por pessoas com idades entre 16 e 69 anos. Os idosos de 60 a 69 anos poderão continuar doando sangue se forem doadores frequentes, mas não poderão doar a partir dos 60 anos se não tiverem realizado isto anteriormente. Além disto, pessoas abaixo de 50 kg também não podem ser doadores. A não aceitação da doação de sangue pelos idosos não tem a ver com a qualidade do sangue de quem está envelhecendo. A produção das células sanguíneas continua adequada ao longo do envelhecimento e todas as células são renovadas em até 120 dias, não havendo, portanto, células velhas na corrente sanguínea. A recusa da doação está baseada na maior necessidade do idoso em relação aos suprimentos de sangue, a maior possibilidade de afecções que cursem com a necessidade de reposição e, principalmente, pelo maior tempo necessário para total recuperação pela doação. Há uma redução gradativa do tecido hematopoiético (células produtoras de sangue da medula óssea) e aos 70 anos há uma diminuição de 30% da função em comparação ao adulto jovem (substituição por tecido gorduroso na medula de ossos como a pelve). Embora muitas pessoas de 70 anos estejam em condições gerais de saúde superiores a outras abaixo de 60 anos, o critério cronológico é importante para definir as regras gerais de doação.

Dica da Semana

DVD e Filmes 

Filmes da dupla Olivia de Havilland e Errol Flynn:
A magia da dupla romântica Flynn-Havilland foi aproveitada pelos estúdios Warner Bros em outros oito títulos além de “Capitão Blood”: “Carga da Brigada Ligeira” (1936), “As Aventuras de Robin Hood” (1938), “Amando sem Saber” (1938), “Meu Reino por um Amor” (1939), “Dodge City, uma Cidade que Surge” (1939), “A Estrada de Ferro Santa Fé” (1940), “O Intrépido General Custer” (1941) e “Graças a Minha Boa Estrela” (1943). 


 

Publicidade

Veja também